Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga |
Roma (Terça-feira, 24-05-2011, Gaudium Press) Arcebispo de Tegucigalpa, capital de Honduras, o cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga foi reeleito nesta terça-feira presidente da Cáritas Internationalis, entidade ligada ao Pontifício Conselho Justiça e Paz que coordena todas as 160 Cáritas nacionais pelo mundo.
O purpurado foi reeleito durante a 19ª Assembleia Geral da Cáritas, que acontece desde domingo em Roma e prossegue até sexta-feira. A Assembleia ocorre em um momento simbólico para a instituição: o 60º aniversário de sua fundação.
Cerca de 300 delegados participam da Assembleia Geral, que ocorre sob o tema “Uma só família. Pobreza zero”. Os participantes serão recebidos em audiência pelo Santo Padre no final dos trabalhos. A Cáritas Brasil é representada por sua diretora executiva, Maria Cristina dos Anjos, e por seu tesoureiro, Padre Evaldo Ferreira.
“São os pobres que na hora das emergências pedem ajuda a fim de obterem justiça e respeito por sua dignidade humana. Essa é a maneira em que nós testemunhamos ao mundo do amor de Deus. Temos como modelo o Bom Samaritano e promovemos uma economia do amor que é gratuidade absoluta”, disse o Cardeal Maradiaga.
O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, tem opinião semelhante. “Na Igreja. pulsa a dinâmica do amor provocado pelo Espírito de Cristo, amor que oferece ajuda material, mas também espiritual”, sublinhou.
Além do Cardeal Maradiaga, o atual tesoureiro da entidade, Jurg Krummenacher, da Cáritas Suíça, também foi reeleito. O mandato é de quatro anos.
Com informações da CNBB.