Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dom João Braz de Aviz será o novo cardeal brasileiro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/01/2012
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-01-2012, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, o Papa Bento XVI anunciou que no próximo dia 18 de fevereiro será realizado um novo Consistório onde serão criados 22 novos membros para o Colégio Cardinalício. Entre os novos cardeais encontra-se o nome do Arcebispo brasileiro Dom João Braz de Aviz.

Antes de rezar a oração do Angelus com os fiéis, o Santo Padre explicou que “Os cardeais têm como dever ajudar o Sucessor do Apóstolo Pedro no desenvolvimento de seu Ministério de confirmar os fiéis na fé e ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão na Igreja”.

tn_280_651_Dom_Joao_Braz_06-01.jpg
Dom João Braz de Aviz é o atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada

Dom João Braz de Viz
Desde 4 de janeiro de 2011 Dom João de Aviz é o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. O arcebispo, que durante muito tempo esteve à frente da Arquidiocese de Brasília, foi o único brasileiro e latino-americano escolhido pelo Papa desta vez.

A partir de fevereiro, Dom João passará a integrar o grupo de cardeais brasileiros, que hoje é composto por Dom Eugênio Sales, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Falcão, Dom Serafim Fernandes Araújo, Dom Claudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Sheid, Dom Odilo Pedro Sherer e Dom Raymundo Damasceno Assis.

Em 1994, Dom João Braz foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. Na ocasião ele adotou como seu lema episcopal Todos sejam um (Jo 17,21).

Posteriormente ele foi nomeado bispo de Ponta Grossa, no Paraná; depois foi arcebispo de Arquidiocese de Maringá, também no Paraná, e por fim, foi nomeado arcebispo de Brasília. Nesse cargo ele permaneceu de 2004 até o fim de 2010. Nessa ocasião foi indicado e assumiu o cargo de prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

Outros novos Cardeais
Além de Dom João, serão também cardeais: Dom Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; Dom Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário-Mór; Dom Santos Abril y Castelló, arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maior; Dom Antonio Maria Veglió, presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para Migrantes e Itinerantes; Dom Giuseppe Bertello, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e Presidente do Governo do mesmo Estado; Dom Francesco Coccopalmerio, presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; Dom Edwin Frederik O’Brien, Pró-Grão Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém; Dom Domenico Calcagno, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica; Giuseppe Versaldi, presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé; Sua Beatitude George Alencherry, arcebispo-mór de Ernakulam Angamaly dos Sírios-malabarenses (Índia); Dom Thomas Christopher Collins, arcebispo de Toronto (Canadá); Dom Dominik Duke, arcebispo de Praga (República Checa); Dom Willem Jacobus Eijk, arcebispo de Utrecht (Países Baixos); Dom Giuseppe Betori, arcebispo de Florença (Itália); Dom Timothy Michael Dolan, arcebispo de Nova Iorque; Dom Rainer Maria Woelki, arcebispo de Berlim (República Federal da Alemanha); Dom John Tong Hon, bispo de Hong Kong (República Popular Chinesa).

O Papa também decidiu elevar à dignidade cardinalícia outros 4 eclesiásticos que se distinguiram por seu compromisso a serviço da Igreja: Sua Beatitude Lucian Muresan, Dom Muresan, Dom Julien Ries, Pe. Prosper Gregh e Pe. Karl Becker. (JSG)

 

 
Comentários