Maringá – Paraná (Terça-Feira, 03/06/2014, Gaudium Press) Com o título “Firmes contra todas as ciladas do inimigo”, Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, no Estado do Paraná, afirmou em seu mais recente artigo que a vida cristã é luta permanente e perseverante e não há trégua para ninguém. No texto, o Prelado salienta que nesta vida nunca estaremos livres da contaminação do mal e das tramas do maligno e que estar imunizado contra todas as artimanhas do pecado significa não se acostumar com ele e nem mesmo fingir que ele não existe.
Der acordo com o Arcebispo, o pecado existe sim e está aí para tentar nos destruir, porém Deus é maior e a nossa força está no Senhor Jesus. Como afirma o apóstolo Paulo: “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e na força do seu poder. Vistam a armadura de Deus, para poderem resistir às manobras do diabo. A nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal que habitam nas regiões celestes. Por isso, vistam a armadura de Deus, para que possam resistir e permanecer firmes, superando todas as provas. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz”.
Dom Anuar ainda explica que com a armadura de Deus venceremos as manobras do diabo. “Se Deus é por nós quem será contra nós” (Rm. 8,4). Segundo ele, estar com Deus é estar com o cinto da verdade, vestido com a couraça da justiça e ter nos pés as palavras do santo evangelho, o evangelho da paz.
Outra afirmação do Prelado é que se hoje o mal parece ser mais forte do que o bem, a causa está no afastamento de Deus, principalmente pelos homens do poder e daqueles que têm autoridade constituída. Para Dom Anuar, o apóstolo deixa claro que a luta não é contra pessoas e sim contra o poder corrupto, contra as autoridades enganadoras, os dominadores do mundo das trevas, das manobras na calada da noite ou até mesmo na luz do dia. Ele ressalta que mesmo que possa parecer impossível a luta dos cristãos, a batalha deve ser permanente e jamais devemos desanimar.
“Por isso vistam a armadura de Deus, para que possam resistir e permanecer firmes, superando todas as provas. O mundo odeia a justiça, a verdade, a honestidade, o bem comum. O reino da mentira, que é do diabo, ocupa as primeiras manchetes dos noticiários, e é sustentado pelo sangue de inocentes que nas portas dos hospitais clamam por saúde, pelos milhares de profissionais da saúde que veem desparecer a vida das suas mãos por falta de recursos e condições de trabalho”, avalia.
Além disso, o Arcebispo recorda estar armado com a armadura da fé, da justiça e da verdade, é a condição para resistir às investidas do maligno, que quer ver os cristãos submetidos ao domínio do mal, das falcatruas e enganações. “Este caminho é largo e amplo, e são muitos os que entram por ele. Estreito e difícil é o caminho da benção e da salvação, e são poucos os que entram por ele” (Mt. 7,13).
Por fim, Dom Anuar afirma que teremos muita surpresa se chegarmos ao céu! De acordo com ele, vamos encontrar pessoas que nunca pensamos em encontrar, como também não veremos pessoas que imaginávamos ter o céu garantido. O Prelado enfatiza que este é o tempo, esse é o dia da salvação, e que não podemos esperar outro. Conforme ele, o céu se conquista aqui e certamente a certeza da vida eterna nos faz lutar sempre, até o fim.
“Mesmo sabendo que o mal te rodeia, lute sempre, não se canse. Lute no poder da oração e das obras. O Senhor conta contigo, sempre, para construir um mundo melhor. Por Jesus e com Jesus isso é possível. Só depende de você”, conclui. (FB)