Joinville – Santa Catarina (Sábado, 02-07-2016, Gaudium Press) Faleceu, vítima de um infarte fulminante, o bispo de Joinville, Dom Irineu Scherer, com a idade de 66 anos. O velório acontecerá na Catedral de Joinville no domingo, 3 de julho, a partir das 8h.
A missa de corpo presente será celebrada pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, às 15h. O bispo repousará na cripta da Catedral.
Uma empregada estranhou a demora do bispo em aparecer para o café da manhã. Logo, ela pediu ajuda de um padre para que averiguasse o motivo. Como Dom Scherer não atendia aos chamados, acionaram um chaveiro que precisou arrombar a porta do quarto.
Dom Irineu estava como bispo de Joinville há nove anos.
Dom Irineu Roque Scherer
Nascido na Linha São Francisco em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, em 15 de dezembro de 1950, Dom Irineu Roque Scherer sentiu o chamado para a vocação ainda na infância, quando servia como coroinha em sua paróquia. Aos 13 anos, ingressou no Seminário Diocesano São José, em Toledo.
Com talento para música, pintura e futebol, sempre o que falava mais alto era o sacerdócio. Em 1978 recebeu a ordenação sacerdotal.
O chamado ao episcopado veio em 1998. No mesmo ano tomou posse como bispo de Garanhuns, em Pernambuco, onde permaneceu até 2007, quando foi nomeado bispo da Diocese de Joinville.
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Joinville