A Igreja tem isso de singular: pessoas das mais diversas idades, raças e temperamentos, ornadas pela Providência com dons e carismas que se diriam opostos, convivem com grande harmonia em torno da mesma Fé. Os arautos comprovam isso no dia a dia do seu apostolado e, especialmente, quando, por ocasião de grandes eventos, reúnem-se pessoas provenientes do mundo inteiro. No XIII Congresso Internacional de Cooperadores, realizado entre os dias 28 e 30 de julho na Casa de Formação dos Arautos em Caieiras (SP), mais de 800 membros dessa instituição vindos do Brasil e do exterior compartilharam experiências apostólicas e abeberaram-se juntos na fonte do carisma dos Arautos num ambiente de agradável e fraterno convívio.
Neste ano, participaram do encontro Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar São Paulo e Dom Frei Jaime Spengler, OFM, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Após celebrarem a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, eles tiveram ocasião de conversar animadamente com grande número de participantes e constatar pessoalmente o quanto as qualidades e características de cada um formam um conjunto harmônico aos pés de Jesus, Maria e José.
Novos Cooperadores – Mais de 100 novos membros foram recebidos numa bela cerimônia realizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Após a imposição da túnica branca com a característica cruz vermelha, os neo-cooperadores assinaram diante do Santíssimo Sacramento seu compromisso com a instituição.
Missa de abertura – O encontro foi iniciado com uma solene Eucaristia presidida por Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo. Terminada a cerimônia litúrgica, o prelado conversou com cooperadores de diversos países e compartilhou o jantar com os participantes do congresso.
Visita de Dom Jaime Spengler – A Missa do domingo foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, OFM. Como ele não conhecia as instalações do seminário, dedicou boa parte da manhã a percorrê-las. Grande número de cooperadores se aproximaram dele para cumprimentá-lo.
“São José: quem o conhece?” – As palestras do congresso giraram em torno da grandiosa e pouco conhecida figura do Patriarca da Igreja. Na reunião de encerramento, a alegria foi geral ao receberem como presente exemplares da mais recente obra de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP: “São José: Quem o conhece?”. (Revista Arautos do Evangelho, Setembro/2017, n. 189, pp. 26 à 27)