A Quaresma é um tempo de preparação, de conversão e de penitência. Preparação para uma das cerimônias mais importantes de nossa fé: Paixão, Morte e Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Um Deus morreu por nós, por amor; abriu-nos as portas do Paraíso; baniu a morte e nos resgatou do pecado cometido pelos nossos pais Adão e Eva.

A Quaresma é assim chamada pelos quarenta dias de preparação, quando as cerimônias litúrgicas revestem-se de uma tristeza carregada de júbilo e esperança: a Ressureição.

Lembra-nos os quarenta dias do dilúvio; os quatrocentos anos do povo eleito no Egito; os quarenta anos de peregrinação do povo judeu no deserto, rumo à Terra Prometida; os quarenta dias de Elias e de Moisés na montanha santa; os quarenta dias de Jesus no deserto.

A Quaresma é, pois, um tempo de penitência, próprio para a revisão de nossas vidas, com propósitos de mudança e de sincera conversão.

O pecado nos desvia do caminho do bem. A conversão é exatamente voltar ao rumo correto, fazer com que nossas vidas “entrem nos trilhos” que nos levarão ao Céu.

Aproveitemos esse tempo para fazer uma boa Confissão, rezar a Via Sacra e rever nossos caminhos!