Os Anjos
59. O que Deus criou?
A Sagrada Escritura diz: “No princípio Deus criou o Céu e a terra” (Gn 1, 1).
A Igreja, na sua profissão de fé, proclama que Deus é o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, de todos os seres espirituais e materiais, isto é, dos Anjos e do mundo visível e, em particular, do homem.
60. Quem são os Anjos?
Os Anjos são criaturas puramente espirituais, incorpóreas, invisíveis e imortais, seres pessoais dotados de inteligência e de vontade.
Estes, contemplando incessantemente a Deus face a face, glorificam-No, servem-No e são os seus mensageiros no cumprimento da missão de salvação, em prol de todos os homens.
61. Como os Anjos estão presentes na vida da Igreja?
A Igreja une-se aos Anjos para adorar a Deus, invoca a sua assistência e celebra liturgicamente a memória de alguns deles.
“Cada fiel tem ao seu lado um Anjo como protetor e pastor para o conduzir à vida” (São Basílio Magno).
62. O que ensina a Sagrada Escritura sobre a criação do mundo visível?
Ao narrar os seis dias da criação, a Sagrada Escritura dá-nos a conhecer o valor dos seres criados e a sua finalidade de louvor a Deus e serviço ao homem.
Todas as coisas devem a sua existência a Deus, de quem recebem a sua bondade e perfeição, as suas leis e o lugar no universo.
63. Qual é o lugar do homem na criação?
O homem é o vértice da criação visível, pois é criado à imagem e semelhança de Deus.
64. Que tipo de relação existe entre as coisas criadas?
Entre as criaturas existe uma interdependência e uma hierarquia queridas por Deus. Ao mesmo tempo, existe uma unidade e solidariedade entre elas, uma vez que todas têm o mesmo Criador, são por Ele amadas e estão ordenadas para a sua glória.
Respeitar as leis inscritas na Criação e as relações derivantes da natureza das coisas é, portanto, um princípio de sabedoria e um fundamento da moral.
65. Qual a relação entre a obra da criação e a da Redenção?
A obra da criação culmina na obra ainda maior da Redenção. Com efeito, esta dá início à nova criação, na qual tudo reencontrará o seu pleno sentido e o seu acabamento.
O homem
66. Em que sentido o homem é criado “à imagem de Deus”?
Afirmar que o homem é criado à “imagem de Deus” significa que ele é capaz de conhecer e amar, na liberdade, o próprio Criador.
É a única criatura, nesta terra, que Deus quis por si mesma e que chamou a partilhar a sua vida divina, no conhecimento e no amor.
Enquanto criado à imagem de Deus, o homem tem a dignidade de pessoa, não é uma coisa, mas alguém, capaz de se conhecer a si mesmo, de se dar livremente e de entrar em comunhão com Deus e com as outras pessoas.
67. Para que fim Deus criou o homem?
Deus criou tudo para o homem, mas o homem foi criado para conhecer, servir e amar a Deus, para Lhe oferecer neste mundo toda a criação em ação de graças e para ser elevado à vida com Deus no Céu.
Só no mistério do Verbo Encarnado se esclarece verdadeiramente o mistério do homem, predestinado a reproduzir a imagem do Filho de Deus feito Homem, que é a perfeita “imagem de Deus invisível” (Cl 1, 15).
68. Por que os homens constituem uma unidade?
Todos os homens formam a unidade do gênero humano, graças à sua comum origem em Deus. Para além disso, Deus criou “a partir de um só homem todo o gênero humano” (At 17, 26).
Todos têm, também, um único Salvador e todos são chamados a partilhar a eterna felicidade de Deus.
69. Como é que, no homem, a alma e o corpo formam uma unidade?
A pessoa humana é um ser ao mesmo tempo corpóreo e espiritual. O espírito e a matéria, no homem, formam uma única natureza.
Esta unidade é tão profunda que, graças ao princípio espiritual que é a alma, o corpo, que é material, se torna um corpo humano e vivo, e participa da dignidade de “imagem de Deus”.
70. Quem dá a alma ao ser humano?
A alma espiritual não vem dos pais, mas é criada diretamente por Deus e é imortal.
Separando-se do corpo no momento da morte, ela não perece; voltará a unir-se novamente ao corpo no momento da ressurreição final.
71. Que relação Deus estabeleceu entre o homem e a mulher?
O homem e a mulher foram criados por Deus com uma igual dignidade enquanto pessoas humanas e, ao mesmo tempo, numa complementaridade recíproca enquanto masculino e feminino. Deus quis que fossem, um para o outro, uma comunhão de pessoas.
Juntos são também chamados a transmitir a vida humana, formando, no Matrimônio, “uma só carne” (Gn 2, 24), e a dominar a terra como “administradores” de Deus.
72. Qual era a condição originária do homem segundo o projeto de Deus?
Deus, criando o homem e a mulher, tinha-lhes dado uma participação especial na própria vida divina, em santidade e justiça. Segundo o projeto de Deus, o homem não deveria nem sofrer nem morrer.
Além disso, reinava uma harmonia perfeita no próprio ser humano, entre a criatura e o Criador, entre o homem e a mulher, bem como entre o primeiro casal humano e toda a criação.