Voltar

As prefiguras de Nossa Senhora

6 aulas 05:25 Contemple de que forma tão divina, bela e diversa o Criador mostrou para a Humanidade a futura chegada de sua Filha Predileta, de sua Mãe Admirável e de sua Esposa Fidelíssima! Assinar agora

As prefiguras de Nossa Senhora

6 aulas 05:25

Contemple de que forma tão divina, bela e diversa o Criador mostrou para a Humanidade a futura chegada de sua Filha Predileta, de sua Mãe Admirável e de sua Esposa Fidelíssima!

Começar curso

Apresentação do curso

Diz o grande São Luís Maria Grignion de Montfort que "Deus reuniu todas as águas e as chamou 'mar', e reuniu todas as graças e as chamou 'Maria'”. Com efeito, se nos admiramos e nos encantamos ao contemplar a grandeza e a imensidade do mar, muito mais ainda nos deveria maravilhar o “oceano” de graças que se encontra dentro do Imaculado Coração de Maria!

Nossa Senhora é, de fato, a “cheia de graça”, como o Arcanjo São Gabriel proclamara no momento da Anunciação. E Ela possui tanta graça que, mesmo antes de nascer, Ela já derramava essas graças para a humanidade do Antigo Testamento. Mas como? Se Ela nem existia ainda?

Como para Deus tudo é presente, Ele pensava em Nossa Senhora antes mesmo da sua Conceição. De maneira que já naquela época, durante milênios, “sentiam-se” as graças de Maria. E como as pessoas podiam discernir essa presença misteriosa d’Ela? Através das suas “prefiguras”! E é justamente este o tema do nosso curso!

Quando uma rainha vai fazer uma viagem para algum país, o rei manda mensageiros aos habitantes daquele país a fim de que a rainha possa ser bem recebida. Foi exatamente o que aconteceu com Nossa Senhora. Muito antes da sua “viagem” a este mundo, o Divino Rei quis anunciar que a Rainha das rainhas haveria de vir um dia, e todos deveriam estar preparados para bem recebê-La.

Deus inspirou aos seus profetas “palavras” que anunciavam a chegada de Maria. Deus criou “coisas” neste mundo que já prefiguravam Maria. Deus suscitou “santas mulheres” que com suas virtudes faziam prever que a mais Santa das Mulheres nasceria. Esses “anúncios” de Deus são justamente as prefiguras de Nossa Senhora.

Ao longo das 6 aulas deste curso, você poderá contemplar de que forma tão bela, tão diversa e tão divina o Criador mostrou para a Humanidade a futura chegada de sua Filha Predileta, de sua Mãe Admirável e de sua Esposa Fidelíssima!

 

Bibliografia

BÍBLIA – Sagrada Escritura. Bíblia Sagrada. 8 ed. Brasília: CNBB; Canção Nova, 2008.

CLÁ DIAS, João Scognamiglio. Pequeno Ofício da Imaculada Conceição Comentado. 2 ed. São Paulo: Instituto Sedes Sapientiae, 2011, v. II.

CLÁ DIAS, João Scognamiglio.  Maria Santíssima! O Paraíso de Deus revelado aos homens. São Paulo: Associação Brasileira Arautos do Evangelho, 2020.

REUNIÃO DE PROFESSORES. Maria ensinada à mocidade. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1915.


Sobre o professor

Pe. Íñigo Abbad Luengo, EP

Nasceu em Cartagena (Espanha). Depois de se formar em Filosofia pelo Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista e, posteriormente, em Teologia, pelo Instituto Teológico Santo Tomás de Aquino (em Caieiras, Brasil), foi ordenado sacerdote em 2015. Também lecionou como professor de Mariologia, no referido Instituto Teológico.

Em 2016 se mudou para Maringá (Brasil), a fim de ajudar nas missões pastorais. Depois transladou-se para El Salvador, onde reside atualmente. Também é formado em Língua Espanhola e Portuguesa pela Universidade Paulista (UNIP), pela qual também se dedicou ao ensino de espanhol, por vários anos, no Colégio dos Arautos do Evangelho, em Maringá.

Aulas do curso

1. Introdução: o que são as prefiguras? A primeira promessa de Maria

00:31
Salve Maria! Nesta primeira aula do nosso Curso de Mariologia: “As prefiguras de Nossa Senhora”, explicaremos, antes de mais nada, qual é o significado da palavra “prefigura”. E para entender o significado de “prefigura”, é necessário explicar primeiro o que é uma figura. Uma vez introduzido este tema, serão dados exemplos de quais eram algumas das prefiguras de Nosso Senhor, como, por exemplo, o Cordeiro Pascal ou o menino Isaac, carregando a lenha junto a seu pai Abraão, para ser imolado. Ou seja, eram símbolos (coisas, animais ou pessoas) que anunciavam Jesus Cristo, o Qual viria muitos anos mais tarde. Ele é a “realidade” que esses “símbolos” ou “prefiguras” simbolizavam. E o mesmo se dá com Nossa Senhora: Ela foi “anunciada por Deus ao mundo através de prefiguras que A simbolizavam”. Essas prefiguras, assim como no caso de Nosso Senhor, podiam ser “coisas” ou “pessoas”, ou seja, objetos materiais (e também animais) ou santas mulheres que, pela sua virtude, prefiguravam a mais Santa das Mulheres, Maria Santíssima. Porém, além dessas prefiguras, “coisas” ou “pessoas”, Deus também anunciou Maria ao mundo diretamente, através de profecias feitas por Ele mesmo ou pelos lábios de seus profetas, como podemos ler nas Sagradas Escrituras. Nesta nossa primeira aula, trataremos apenas da “primeira promessa” de Maria, que não é senão o chamado “Proto-Evangelho”, contido no livro do Gênesis: “Porei inimizades entre ti e a mulher, entre sua raça e a tua, e Ela esmagar-te-á a cabeça” (Gn 3, 15). E veremos como Nossa Senhora é realmente essa Mulher que esmagou e esmagará sempre a cabeça do demônio!

2. No Antigo Testamento Deus já tinha anunciado que Nossa Senhora nasceria: as demais promessas de Maria

00:47
Salve Maria! Nesta nossa segunda aula, veremos quais são as outras “promessas de Maria” (tema já abordado na primeira aula), explicando a relação dessas promessas com a vinda de Nossa Senhora ao mundo. São 4 as principais promessas: 1. A primeira (Gn 3, 15), que já foi mencionada na aula anterior. 2. “Quem é Aquela que vem como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol e terrível como um exército em ordem de batalha?” (Ct 6, 9). • Maria é a aurora que precedeu o Sol da Justiça, Cristo Jesus. • Ela é a Lua, cuja santidade brilha para nós mais do que as estrelas dos outros santos, e que serve de guia nas trevas da noite. • Nossa Senhora é também o sol que nos ilumina, alegra, aquece e fecunda a nossa alma. • A Rainha dos Céus é também um “exército em ordem de batalha” que, com a sua soberana presença, coloca em fuga todos os demônios e seus sequazes. 3. “Como o lírio entre os espinhos, assim é a minha predileta entre os filhos de Adão” (Ct 2, 2). • Maria é comparada ao lírio pela sua pureza virginal. • Também porque o lírio, antigamente, era um remédio contra a picada das serpentes. Da mesma forma, Nossa Senhora nos cura quando somos feridos pelos ataques do demônio, que é a pior serpente. 4. “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado Emmanuel” (Is 7, 14): • Nossa Senhora é a Virgem Puríssima que, mantendo-Se Virgem antes, durante e depois do parto, deu à luz a seu Filho Jesus, o Verbo de Deus Encarnado. Além dessas 4 promessas principais, há também outras muito bonitas, dentre as quais destacamos estas duas: 5. “Uma haste sairá da raiz de Jessé, e uma flor brotará de sua raiz, e o Espírito do Senhor descansará sobre ela” (Is 11, 1-2). • De Nossa Senhora “brotou” a flor bendita da vara de Jessé, ou seja, o Messias prometido, que devia nascer da dinastia de Davi, filho de Jessé, e Ela realmente pertencia à Casa de Davi. 6. “A Sabedoria construiu uma morada e baseou-a sobre sete colunas” (Pv 9, 1). • Nosso Senhor Jesus Cristo edificou a sua “morada” em Maria. Ele viveu no seu claustro e A baseou sobre as sete colunas, que são as 3 virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e as 4 virtudes cardeais (fortaleza, temperança, prudência e justiça).

3. As coisas que prefiguraram Nossa Senhora (Aula 3 - Parte I)

00:47
Salve Maria! Depois de ter explicado nas duas aulas anteriores em que consistem as “promessas de Maria”, passaremos a tratar mais detidamente sobre o tema principal do nosso Curso, que são, justamente, as “prefiguras de Nossa Senhora”. Já tínhamos visto o que queria dizer “prefigura”, e mencionamos algumas prefiguras de Nosso Senhor. Porém, ainda não descrevemos nenhuma prefigura de Maria. Sabemos já que as prefiguras podem ser “coisas” ou “pessoas”. Nas aulas 3 e 4 veremos quais são as prefiguras “coisas”. E nas aulas 5 e 6 trataremos sobre as prefiguras “pessoas”. Portanto, esta nossa Aula 3 será a Parte I das “coisas” que prefiguraram Nossa Senhora. São as seguintes: 1. A Arca de Noé: Suas analogias com Nossa Senhora são: • Salvou a família de Noé: Nossa Senhora também “salvou” a família dos justos, ou seja, a família de Deus. • Flutuava sobre as águas: Enquanto a humanidade inteira ficou submergida nas águas do pecado, Nossa Senhora “flutuou” sobre essas águas e não ficou “submergida” no pecado. • Preservados do dilúvio: Os que recorrem a Maria também são preservados do dilúvio do pecado e das paixões. • Depois do dilúvio, a Terra povoou-se de novo: A partir de Nossa Senhora, a Terra povoou-se novamente dos filhos de Deus. 2. O Arco-íris: De que modo é prefigura de Maria? • União entre o Céu e a Terra: Nossa Senhora une os homens com Deus. • Sete cores: Simbolizam os 7 dons do Espírito Santo na alma de Maria. • Sinal de paz e aliança: Se Deus mostrou a Noé o arco-íris como sinal de paz e de aliança com a Humanidade, muito mais ainda nos mostra a Rainha dos Céus como sinal de perpétua paz e aliança para os que a Ela recorrem. • O penhor da promessa: assim como o arco-íris era o penhor da promessa de que Deus não castigaria mais dessa forma a Humanidade, assim Maria é o penhor da promessa de que Deus não castigará com o fogo eterno aqueles que pedirem a sua ajuda. 3. A Escada de Jacó: Jacó teve um sonho no qual via uma escada que ia da terra ao Céu, e os Anjos subiam e desciam por ela. Assim também Maria é essa escada, cujo cimo toca o Céu e para lá nos conduz. E Ela manda os seus Anjos para nos guardarem e levarem nossas orações até Deus. 4. A Sarça ardente: • Assim como o fogo não consumia a sarça onde Deus estava falando com Moisés, assim também o “fogo” do pecado não consumiu a “sarça” da natureza virginal de Maria, em cujo seio Deus Se encarnaria. • Assim como Deus Se “escondeu” na sarça ardente para depois revelar a vocação de Moisés, que era libertar o povo israelita da escravidão, assim também Deus Se “escondeu” no claustro virginal de Maria para liberar a humanidade da escravidão do pecado.  

4. As coisas que prefiguraram Nossa Senhora (Aula 3 - Parte II)

01:03
Salve Maria! Nesta nossa quarta aula, continuaremos tratando sobre o tema abordado na terceira aula, sobre as prefiguras “coisas” de Nossa Senhora. Já tínhamos visto quatro, a saber: a Arca de Noé, o Arco-íris, a Escada de Jacó e a Sarça ardente. Agora explicaremos quais são as outras prefiguras “coisas” e em que consiste a relação de cada uma com a Rainha do Universo: 5. O Velo de Gedeão: Esse “velo” era uma pele de ovelha que serviu de sinal a Gedeão quando o Anjo do Senhor o chamou para libertar os israelitas da opressão dos madianitas. É prefigura de Nossa Senhora por 3 razões:  • Assim como da pele da ovelha é tirada a lã para se fazerem as roupas (sem ferir a ovelha), assim também, da “pele” (ou seja, da “carne”) de Nossa Senhora, Deus tirou a “lã” para “revestir” o Divino Corpo de Nosso Senhor. E o fez, sem “ferir” a virgindade de Maria. • Assim como nesse velo (num primeiro momento), desceu todo o orvalho e o que estava em redor ficou completamente seco, assim também sobre Maria, Deus fez descer toda a plenitude de suas graças, em contraste com a “aridez” do resto da Humanidade, submersa no pecado. • Num segundo momento (a segunda prova), Deus fez o contrário: o velo ficou seco e o resto molhado. Assim Nossa Senhora ficou “seca” das águas turvas do pecado, enquanto o resto foi “atingido” por essas águas. 6. A Arca da Aliança: As analogias com Nossa Senhora são as seguintes: • Feita de madeira de cedro incorruptível: simboliza que Ela foi concebida sem pecado original, feita de uma “madeira” (carne) incorruptível. E, além do mais, prefigura a incorruptibilidade de seu corpo, depois do trânsito de sua vida, e assim foi assunta ao Céu. • Forrada de ouro finíssimo: Nossa Senhora foi revestida do mais belo “metal” (o ouro), que é a virtude da Caridade, do seu Amor a Deus. • Fechada com uma tampa de ouro (o propiciatório): Os israelitas, nesta tampa (propiciatório), pediam perdão a Deus por suas faltas. Assim também nós, pecadores, devemos nos aproximar desse “propiciatório”, que é o Imaculado Coração de Maria. • Guardava as Tábuas da Lei, o Maná e a Vara de Aarão: Assim também Nossa Senhora guardava em Si a Jesus, que é o Autor da Lei, a Eucaristia e o Sumo e Eterno Sacerdote. • Sinal da Aliança: Nossa Senhora, muito mais do que a Arca da Aliança, é o verdadeiro sinal da nossa Aliança com Deus, pois por Ela Nosso Senhor Se fez Homem para nos salvar. • Era um sinal dos prodígios de Deus, dando a vitória ao povo escolhido por Deus: Assim também Nossa Senhora, quando A invocamos, faz com que Deus opere verdadeiros prodígios e nos dá a vitória sobre o demônio. 7. Paraíso de Delícias: Assim como Deus Pai preparou um Paraíso para Adão, assim também, para o Novo Adão, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, o Criador quis preparar um Paraíso muito melhor para Ele morar: esse Paraíso é Maria Santíssima. 8. Árvore da vida: Assim como aquela misteriosa “Árvore” do Paraíso tinha um fruto que dava a vida, assim também Nossa Senhora é como essa “Árvore” que deu o melhor dos frutos: Nosso Senhor, que é “o Caminho, a Verdade e a Vida”. 9. Tabernáculo: No Tabernáculo, Deus estava e Se comunicava com os israelitas. Assim também Deus esteve nesse sublime Tabernáculo, o Virginal Claustro de Maria, e por Ela se comunica com todos os seus filhos. 10. Altar dos Sacrifícios: Em Nossa Senhora, Jesus Cristo começou o seu Sacrifício pela obediência ao Pai, e pela sua Encarnação Ele Se fez Homem no “Altar” do corpo de Maria, para no futuro morrer na Cruz por nós. 11. Candelabro de Ouro: Os 7 braços do Candelabro simbolizam os 7 dons do Espírito Santo que estavam “acesos” e “iluminando” o Coração de Maria. 12. Torre de Davi: Esta torre estava protegida por mil escudos, que também a ornavam. Assim Nossa Senhora é essa “torre”, protegida por “mil escudos angélicos”, que também serve de refúgio seguro para quem a Ela recorre nos perigos. 13. A nuvem profetizada por Santo Elias: Essa pequena nuvem vista por Santo Elias, trouxe depois a chuva que há anos não caía sobre Israel. Assim também, Nossa Senhora, pequena e discreta na Casa de Nazaré, fez com que caísse a torrente de graças com o nascimento do Salvador. 14. Favo de Sansão: O favo de mel que Sansão encontrara na boca do leão que há pouco matara, simboliza Nossa Senhora, que mesmo num mundo corrompido (como o cadáver do leão), Ela nasce para nos trazer a doçura (o mel) e a paz. 15. Estrela de Jacó: Nossa Senhora é essa bela estrela que o bruxo Balaão vira na sua misteriosa bênção-profecia, e que iria trazer depois o Sol da Justiça, Cristo. 16. Estrela do Mar: Assim como essa estrela guiava os navegantes no mar para chegarem a um porto seguro, assim também Nossa Senhora é essa Estrela que nos guia nas tempestades e no mar das nossas vidas para um dia alcançarmos o Porto Seguro, que é o Céu. 17. Estrela da Manhã: Assim como a estrela da manhã aparece no final da noite e anuncia que o sol vai nascer em breve, assim também Maria é essa Estrela, cujo nascimento significa o desaparecimento da noite e das trevas do pecado e prenuncia o Sol que iria nascer, o Divino Redentor.

5. As mulheres que prefiguraram Nossa Senhora (Aula 5 - Parte I)

00:54
Salve Maria! Se nas duas primeiras aulas tratamos sobre as “promessas de Maria”, e na terceira e quarta aulas, explicamos as “coisas” que A prefiguraram, as aulas 5 e 6 versarão sobre as prefiguras “pessoas” de Nossa Senhora. Com efeito, a Santíssima Virgem foi prefigurada por todas as mulheres célebres do Antigo Testamento, cuja vocação era, sobretudo, preparar os caminhos à Virgem por excelência. Nesta nossa quinta aula, trataremos sobre as seguintes prefiguras “mulheres” de Maria: 1. Eva: • Eva ouviu um anjo caído (o demônio), e pela sua desobediência e de Adão entrou o pecado no mundo. Nossa Senhora, como a Nova Eva, reparou esse pecado, pois Ela “ouviu” a voz de um Anjo (São Gabriel), e pela sua obediência entrou a graça na Humanidade. • Assim como o nome “Eva” significa “mãe de todos os viventes” (por ser ela, em certo sentido, a “mãe de toda a Humanidade”), assim Maria é também a Mãe de todos os verdadeiros “viventes”, ou seja, os filhos de Deus que estão na sua graça. • Assim como Eva foi mãe do justo e inocente Abel, e este morreu pelas mãos de seu irmão fratricida, assim também Maria é a Mãe do Justíssimo e Inocentíssimo Jesus, que também padeceu a Morte pelas mãos de seus irmãos, os homens. E mais do que fratricidas, foram deicidas, ou seja, mataram o próprio Deus. 2. Sara: Ela é prefigura de Nossa Senhora porque, assim como ela, teve um filho, Isaac, que teve de subir um monte para ser imolado em sacrifício (embora afinal não se concretizasse), assim também Maria é a Mãe de seu queridíssimo Filho, Jesus, O qual teve de subir o Monte Calvário a fim de ser imolado em sacrifício para remir o gênero humano. 3. Rebeca: Ela prefigura Nossa Senhora na sua santa astúcia e santa sagacidade, ao conseguir a primogenitura para seu filho Jacó, em vez de ser para seu outro filho Esaú. 4. Raquel: Sendo esposa de Jacó, ela é mãe do justo José, que foi vendido aos egípcios por seus 10 irmãos. Assim também Nossa Senhora é Mãe do Justíssimo Jesus, que foi vendido por seu “irmão” Judas, que Ele escolhera para ser Apóstolo. 5. Maria, irmã de Moisés: Ela acompanhou seu irmão Moisés quando o povo israelita estava sendo perseguido pelos inimigos. E quando estes foram sepultados pelo Mar Vermelho, foi ela que disse: “Cantemos hinos ao Senhor, porque acabou de fazer brilhar a grandeza de sua glória”. Assim também Nossa Senhora “acompanhou” seu Filho Jesus na travessia do “Mar Vermelho da sua Crucifixão”, e juntos viram o inimigo que perseguia a Humanidade (o demônio) definitivamente vencido. E Ela faz cantar as grandezas da Redenção. 6. Abigail: Ela é prefigura de Nossa Senhora:  • Por sua humildade: Assim como Abigail foi humilde e se rebaixou diante do rei Davi, assim também Maria, a mais humilde, rebaixou-Se diante do Rei dos Reis, e Deus “olhou para a humildade de sua serva”. • Por seus rogos e submissão: Abigail rogou e intercedeu para que recaísse sobre ela a culpa de seu marido Nabal. Da mesma forma, Nossa Senhora intercede junto a Deus para que não recaia sobre nós a culpa que merecemos pelos nossos pecados. • Por sua rara prudência: A prudência se define como a virtude pela qual nós escolhemos os melhores meios para alcançarmos o fim que desejamos. Sendo assim, Abigail atuou com verdadeira prudência, sabendo escolher os melhores meios (as oferendas a Davi e a sua humilhação) para que este não matasse seu marido e os da cidade dele. Assim também Nossa Senhora soube escolher os melhores meios (a sua inocência e virgindade) para que Deus não nos castigasse como mereceríamos.

6. As mulheres que prefiguraram Nossa Senhora (Aula 5 - parte II)

01:20
 Salve Maria! Chegamos ao fim do nosso curso. Nesta nossa sexta e última aula, continuaremos tratando sobre o tema iniciado na quinta aula: as prefiguras “pessoas” de Nossa Senhora, ou seja, aquelas “santas mulheres” do Antigo Testamento que por sua virtude prepararam o caminho para a Rainha do Universo. Nesta aula trataremos das “mulheres-prefiguras” que ainda não foram mencionadas: 7. Débora: De que modo prefigurou Maria? Pela sua presença vitoriosa: Assim como a vitória dos israelitas, cujo general era Barac, só se deveu a que Débora estava presente no exército, assim também nós só obteremos a vitória sobre o demônio se Nossa Senhora estiver presente, junto a nós, no “nosso exército”. Por ser “mãe de Israel”: Débora, além de ser juíza, também “se constituiu em verdadeira mãe em Israel” (Jz 5, 7). Governava o povo, mas o fazia como uma verdadeira mãe. Assim também Nossa Senhora nos guia e governa, mas o faz como a melhor de todas as mães: a Mãe de todas as mães. 8. Judite: Por que se assemelha a Maria? Mesmo sendo de nobre origem, Judite não tinha nenhuma vaidade, pois se vestia com simplicidade e modéstia, fazendo penitência e rezando. Assim também Nossa Senhora tinha uma nobre origem (era da descendência de Davi), mas não possuía nenhum tipo de vaidade. E mesmo sendo a Rainha do Universo, vivia humildemente na Casa de Nazaré, trabalhando e rezando. Pelo modo como desempenhou o seu papel: Judite, mesmo tendo que conviver no acampamento inimigo, com o general Holofernes, conservou a sua pureza, não se contaminou com eles, e soube depois executar a sua missão, que era matar Holofernes a fim de salvar Betúlia, a sua cidade. Assim também Maria Santíssima, mesmo tendo que conviver no meio da humanidade corrompida, manteve intacta a sua pureza, e soube desferir o mortal golpe ao nosso inimigo, o diabo, esmagando a sua cabeça. Recompensa: Quando Judite voltou à sua cidade, tendo matado Holofernes, ela foi aclamada por todos: “Sois aquela que o Senhor exaltou mais do que todas as mulheres da terra...” (Jt 15, 10). Assim também Nossa Senhora é Aquela que derrota o demônio, e como Ela mesma canta no Magnificat: “todas as gerações me chamarão bem-aventurada”, sendo “bendita entre todas as mulheres da terra”. 9. Susana: Assim como a casta Susana manifestou o desejo de preferir morrer antes de pecar e manchar a sua pureza com aqueles dois péssimos anciãos, assim também Maria Santíssima é a Rainha das Virgens, que preferia mil vezes morrer antes de ver em algo manchada a sua virgindade.   10. Ester: Em que se assemelham Ester e Maria? Oração, trabalho e modéstia: Assim como a rainha Ester, também Maria, e de forma muito mais excelsa, nos deu exemplo da prática perfeita destas 3 virtudes. Admiravelmente bela: Por sua beleza de alma e de corpo, o rei Assuero preferiu Ester entre todas as outras candidatas a serem rainha. Assim também, foi por ser a mais bela entre todas as mulheres da terra, que o Senhor escolheu Maria para ser a Rainha do Universo. Diadema-Rainha: Assim como Ester, ao ser escolhida pelo rei Assuero, este lhe colocou na cabeça um diadema real, assim também, o Rei dos Reis, Nosso Senhor Jesus Cristo, quando a sua Mãe entrou no Céu, Ele A coroou com a mais bela coroa que nenhuma rainha do mundo poderia ser digna de usar. “A lei foi decretada para outros”: Essa frase pronunciada pelo rei Assuero quando Ester, sem ser chamada, compareceu na sua presença, arriscando a sua vida (pois pela lei poderia morrer todo aquele que comparecesse diante do rei sem ser chamado), também, de uma maneira muito mais alta, foi pronunciada por Deus, quando, no momento da Conceição de Maria, Ele A fez inteiramente Imaculada, e não sujeita à lei do pecado original, “que havia sido decretada para outros”. Desfaz as conspirações: A rainha Ester, enfrentando o perigo, consegue desfazer a conspiração de Amã contra o povo judeu, fazendo voltar contra ele o castigo. Assim também Maria Santíssima, sem cessar, desfaz as conspirações do inferno contra nós, implora o nosso perdão perante o seu Divino Filho, e alcança a revogação da nossa condenação.​​​​​  11. A mãe mais heroica da História: Como é narrado no Livro dos Macabeus, durante a perseguição do rei Antíoco Epífanes, os judeus foram obrigados a aceitar os costumes pagãos da Grécia e a renunciar às suas tradições. Muitos foram mortos por não quererem trair a Lei do Verdadeiro Deus. Entre eles, destaca o famoso fato de uma mãe que vê morrer diante dela os seus 7 filhos, sendo torturados da forma mais atroz. Em vez de desanimar, ela encorajava os seus filhos a morrer por Deus. E afinal, ela mesma morrerá, seguindo o santo exemplo de seus 7 filhos. Assim como esta mulher, “a mãe mais heroica da História”, assistiu à terrível morte de seus 7 filhos, assim também Nossa Senhora teve de padecer o terrível sofrimento de contemplar a Paixão e Crucifixão de seu Amadíssimo Filho. Além do mais, assim como essa mãe morreu também com seus 7 filhos, assim também Maria Santíssima, embora não morresse fisicamente, vendo a Morte de Jesus, Ela teve um sofrimento quase pior que a sua própria morte, e, de fato, cumprindo-se a profecia de Simeão, “uma espada atravessou a sua alma”. Também sentiu a própria Morte de seu Filho dentro d’Ela, devido à conservação das Espécies Eucarísticas no seu interior. 

Avaliações


0
0 avaliações
1
2
3
4
5

Avaliações dos alunos

As avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Veja também

Ver mais
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos