O homem é incapaz de não usar seu amor por inteiro. Frase profunda e significativa, principalmente nos dias de hoje, onde muitas pessoas – para não dizer, quase a totalidade delas – procura a quem entregar o seu amor inteiramente, mas não encontra. Encontra-se incertezas, dramas, aflições e temores os quais constituem uma verdadeira pandemia que assola a humanidade inteira. Mas esse desejo insaciável não é algo recente, como veremos no curso, e sim algo que acompanha o homem há muito tempo!
Entretanto, por que a sociedade que tanto se desenvolveu e possui tantos meios para mitigar todas as formas de dor e proporcionar tantas formas de prazer, continua padecendo destes males espirituais e não encontra uma solução para satisfazer os anseios mais profundos do homem?
O coração humano é constituído de tal maneira que não pode permanecer vazio. Mas como preenchê-lo?
A resposta é: felicidade infinita! Entretanto, como é difícil buscar a verdadeira felicidade… Nosso coração é exigente e não se contenta com qualquer coisa. Pior, ele costuma se vingar quando não lhe oferecemos o Único que pode atender seus anseios: DEUS!
Os males acima mencionados são apenas pequenas manifestações de que se utiliza nosso coração, ou se preferirem, nossa consciência, para mostrar que estamos procurando a felicidade onde ela não está…
“Aprendei de Mim que sou de Coração humilde e manso” (Cf Mt 11, 29): o próprio Deus quer ser nosso Mestre e nos convencer de que n'Ele e em seus ensinamentos encontraremos repouso para nossas almas.
Com esta perspectiva, caríssimo aluno, convido-o a, juntos, descobrirmos a cura de muitos males e o porquê de ser necessário ter uma religião: a única verdadeira deixada pelo Divino Mestre.
Neste curso procuraremos tratar dos principais elementos da Doutrina Católica utilizando uma linguagem clara e agradável, ao mesmo tempo profunda e substanciosa, recorrendo ora a exemplos e fatos dos santos, ora ao próprio conteúdo do Catecismo da Igreja Católica e aos ensinamentos de grandes teólogos. Este é, portanto, um curso para quantos desejam conhecer a Verdade.
HUGON, Édouard. Os princípios da Filosofia de São Tomás de Aquino: as vinte e quatro teses fundamentais. Trad. Odilão Moura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. Coleção Filosofia, n. 77.
LUCAS, Juan de Sahagun. Dios, horizonte del hombre. Madrid: BAC, 1994.
Deus… Quem é Ele? ITTA-IFAT. Instituto Lumen Sapientiae: São Paulo, 2012.
ADRIANO, José. A razoabilidade da fé: São Tomás e a Escolástica.
JOLIVET, Regis. Curso de Filosofia. 3 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1957.
AGOSTINHO, Santo. Sobre o Sermão do Senhor na Montanha.
GARRIGOU-LAGRANGE, Réginald. El sentido común: la filosofia del ser y las fórmulas dogmáticas. Buenos Aires: Desclée de Brouwer, 1945.
GRISON, Michel. Teología Natural o Teodiceia. Herder, 1968.
PÁLACIO, Carlos. Cristianismo e História. São Paulo: Loyola, 1982.
BURCKHARDT, Jacob. Del paganismo al Cristianismo. La época de Constantino el Grande. Fondo de Cultura Económica: Madrid, 1982.
WEISS, Juan Batista. Historia Universal. Tipografía la Educación: Barcelona, 1927.
GARRIGOU-LAGRANGE, Réginald. O homem e a eternidade. São Paulo: Editora Flamboyant, s/d.
BERTHE, Augustin. Relatos Bíblicos. Porto: Editora Civilização, 2005.
CATECISMO Mayor. São Pio X.
WOODS, Thomas E. Jr. Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadante, 2008.
MARÍN, A. R. Teología de la perfección cristiana. 5 ed. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1968
COMPÊNDIO Catecismo da Igreja católica. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Edição típica vaticana. São Paulo: Loyola, 2000.
MONDIN, Batista. Quem é Deus? Elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997.
TOMÁS de Aquino, Santo. Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2005.
CATECISMO ROMANO. Trad. Frei Leopoldo Pires Martins. Petrópolis: Vozes, 1951.