Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


Santa Adelaide, Imperatriz da Alemanha / Santo Everardo - Data: 16 de Dezembro 2019
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
3
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 

Santa Adelaide, Imperatriz da Alemanha

Santa Adelaide viveu no século X e era filha do rei de Borgonha, Rodolfo II. Quando contava 16 anos, uma década após a morte de seu pai, Santa Adelaide casou-se com o Rei da Itália, Lotário II, que morreu ainda bastante jovem.

Quando isso aconteceu, o seu inimigo, Berengario III, apoderou-se de toda a Lombardia, fazendo Adelaide prisioneira num castelo do lago de Garda, onde a santa sofreu muitas injúrias.

 Quando Santa Adelaide se conseguiu libertar, enviou a Otto I, rei da Alemanha, um pedido de ajuda e justiça. Este aceitou seu pedido, além de se apaixonar pela donzela, com a qual se casou no ano de 951.

Otto I reinou por trinta e seis anos e foi sucedido por Otto II, que era casado com uma mulher colérica e caprichosa, Teofânia. Após a morte de Otto II, Teofânia foi quem sucedeu o trono, mas por pouco tempo, pois morreria em 991. Adelaide viu-se então no dever de governar, tendo sido considerada por seu povo uma mulher bondosa e generosa. Santa Adelaide é conhecida por ter sido fundadora de diversas casas religiosas e ter convertido inúmeros infiéis. Morreu no dia 16 de Dezembro de 999, no convento de Seltz, perto de Estrasburgo.

                                                                             ******

Santo Everardo, Conde de Friul - Fundador da Abadia de Cysoing

Santo Everardo pertenceu a uma das mais respeitadas e poderosas famílias da época carolíngia, filho de Unroch, que foi grande dignatário da corte de Carlos Magno: Unroch, sob o hábito monástico, faleceu, santa e quietamente, na abadia de São Bertinho, onde um filho, Adalardo, foi abade.

Irmão de Berengário, marquês de Tolosa, Everardo casou-se com Gisela, filha do imperador Luís, o Piedoso.

Nomeado por Lotário I conde de Friul, país que se situava entre o mar Adriático e os Alpes, Veneza e trieste, de grande importância estratégica, o Santo cumpriu diversas e delicadas missões políticas às ordens de Luís e de Lotário.

A fundação da abadia de Cysoing situa-se no meio do século IX, e a sua história se confunde com a da família do santo conde.

Santo Everardo faleceu em 867. Redigira o testamento no seu castelo de Musiestro, perto de Treviso, e morreu em paz. O filho mais velho, do nome de seu avô, Unroch, levou o corpo do fundador para Cysoing, abadia que a viúva Gisela, então enriqueceu com grandes liberalidades.

Santo Everardo deixou sete filhos: Unroch herdou o título de conde de Friul, dignidade que, depois da sua morte, passou ao irmão mais moço, Berengário, o que se tornou rei da Itália e foi coroado imperador no ano de 915; Rodolfo, abade de Cysoing, falecido em 892; Adalardo, também abade daquela fundação; Engeltrudes, Judit e Edwige. (Vida de Santos, Padre Rohrbarcher, Volume XXI, p. 305-306)

 
Comentários