Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


São Francisco de Sales, um Breve Relato - Data: 24 de Janeiro 2020
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

São Francisco de Sales nasceu no castelo de Sales na Sabóia, em 21 de agosto de 1567.

Breve vida do sereno santo

Aos 14 anos foi mandado para a grande Universidade de Paris que, na época, com 54 faculdades, era um dos grandes centros de estudos. Ali destacou-se em retórica, filosofia e teologia. Jovem ainda fez voto perpétuo de castidade e colocou-se debaixo da proteção da Virgem Santíssima. Aos 18 anos foi tentado terrivelmente por uma sensação de desespero e condenação ao inferno, o que só venceu com fervorosa oração aos pés de Nossa Senhora.

Aos 24 anos doutorou-se em Direito, em Pádua, Itália. Foi ordenado padre a 18 de dezembro de 1593. Em 1602 tornou-se Bispo de Genebra, aos 32 anos. Escreveu várias obras. No famoso "Tratado do Amor de Deus", escreveu: "A medida do amor é amar sem medida".

Foi diretor espiritual de Santa Joana Francisca de Chantal, desde 1604 em Dijon, com quem fundou a Ordem da Visitação em 1610. Sua obra mais famosa é a "Introdução à Vida Devota".

Faleceu aos 56 anos, em 28/12/1622, em Lião. Sua beatificação foi em 1662, a primeira realizada na Basílica de S. Pedro em Roma, onde foi canonizado três anos mais tarde.

Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro. Foi declarado Doutor da Igreja em 1877, e o Papa Pio XI o instituiu padroeiro dos jornalistas.

São Francisco de Sales, modelo de Cristo

Foi grande amigo de São Vicente de Paulo, que vivia em Paris. São Vicente dizia de São Francisco: "Este servo de Deus conformou-se tão bem com o modelo divino que muitas vezes me pergunto com admiração como uma criatura ‘dada a fragilidade da natureza humana’ pôde alcançar tão elevado grau de perfeição… Sou levado a ver nele o homem que, dentre todos, mais fielmente reproduziu o amor do Filho de Deus sobre a terra".

Gostava o santo de dizer: "Se erro, prefiro que seja por excesso de bondade que por demasiado rigor". A extraordinária mansidão que possuía foi fruto de muitos esforços e trabalhos.

São Francisco de Sales foi inspirador de D. Bosco quando da fundação da sua Congregação, que recebeu o nome do santo padroeiro, Salesianos.

Por Prof. Felipe Aquino
 
Comentários