Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


São Vindiciano de Cambrai, Bispo - Data: 11 de Março 2020
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Este santo nasceu no fim do reinado de Clotário II, em 620, quanto Santo Elói era bispo de Noyon.

Sucessor na Sé de Cambrai de Santo Alberico, era pastor terno e vigilante, caridoso, zeloso e desinteressado. Foi durante seu episcopado que se deu a translação do corpo de Santa Maxelenda, martirizada em Caudry. Conta-se, então, o seguinte fato:

Havia na cidade uma viúva, Chamava-se Amaltrudes e era mulher de grande piedade, que vivia a fazer o bem, a cuidar dos pobres. Um dia, quando, fervorosamente, em casa, orava, recebeu um aviso do céu. Diziam-lhe:

- Tu deves procurar o bispo Vindiciano. Dize-lhe que deve transladar o corpo de Maxelenda, há pouco martirizada. Hão de se ver grandes prodígios.

Amlatrudes foi entrevistar-se com o santo bispo e transmitiu-lhe a celeste mensagem. E a transladação teve ocasião. Ora, Harduino, o matador de Santa Maxelenda, e, logo após a barbaridade cometida, ficara cego. Arrependido, todo trêmelo e penitente, quando soube da cerimônia, fez-se conduzir ao lugar onde o cortejo devia passar. Então, sentindo a aproximação da santa que assassinara, num ímpeto, atirou-se, de joelhos, ao lado da maca em que a mártir era levada, e publicamente, a chorar, suplicou perdão para o crime que havia perpetrado.

No mesmo instante, recuperou a vista. E a primeira figura que viu, depois da santa mártir muito serenamente estirada no singelo esquife em que viajava, foi Vindiciano. Sempre chorando, levantou-se nervosamente, e, entre soluços, foi jogar-se aos pés do bispo, para relatar tudo o que lhe sucedera.

Vindiciano, comovido, não perdeu aquela oportunidade, E, dirigindo-se ao povo que se comprimia, disse:

- Eis como Deus, infinitamente poderoso e misericordioso, glorifica os seus santos. Eis porque devemos sempre e sempre louvá-los, e eternamente devemos agradecer-lhe as bondades que nos concede dia a dia.

Em 686, São Vindiciano também se ocupou com a transferência dos corpos de Santa Eusébia e de Santa Gertrudes, transferindo-os para a igreja do mosteiro de Hamage, que consagrara solenemente.

Velando sem cessar pelo rebanho que apascentava, perene socorro da pobreza, esteio de fracos e oprimidos, zeloso do direito sagrado de viúvas e de órfãos, São Vindiciano, em paz, faleceu em 712.Sepultado no mosteiro do Monte de Santo Elói, o túmulo que lhe recebeu os restos foi ilustrado por inúmeros milagres, tornando-se muitos anos, lugar de peregrinação,

Depois de 1601, passou o corpo de São Vindiciano a descansar na catedral de Arras. (Livro Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume IV, p. 364 à 366)

 
Comentários