No dia de hoje, o martirológio romano anuncia:
"Perto de Corinto, a morte de São Sóstenes, um dos discípulos do bem-aventurado Apóstolo Paulo, que o menciona ao escrever aos coríntios. Sóstenes era chefe da sinagoga daquela cidade, mas convertido a Jesus Cristo, foi batido com violência em presença do procônsul Galião, consagrando por um glorioso princípio as primícias da sua fé (1º século)".
O nome de Sóstenes aparece duas vezes no Novo Testamento: nos Atos dos Apóstolos e na Primeira Epístola aos Coríntios:
I. Paulo, em Corinto, operava numerosas conversões, quando foi denunciado ao procônsul Galião. Os judeus, de comum acordo, levaram-no ao tribunal, dizendo:
- Este persuade os homens a que adorem a deus com um culto contra a lei.
Começando Paulo a abrir a boca para responder, disse Galião aos judeus:
- Se isto fosse em realidade algum agravo ou delito grave, eu vos ouviria, ó judeus, conforme o direito. Mas, se são questões de palavra acerca de nomes, e acerca da vossa lei, isso é convosco, eu não quero ser juiz de tais coisas.
E mandou-os sair do tribunal. Então eles todos, lançando mão de Sóstenes, príncipe da sinagoga, batiam-lhe diante do tribunal: e Galião nada se importava com isso (Act. 18, 12-17).
II. Estando em Éfeso, São Paulo foi informado de abusos gravíssimos que se tinham introduzido na Igreja de Corinto. Os fiéis encontravam-se divididos, com perigo de cair num verdadeiro cisma. Alguns dos convertidos não tinham deixado os vícios carnais do paganismo, sendo causa de escândalo. Este e outros abusos, levaram o grande apóstolo a escrever uma longa epístola, na qual censurou com severidade os culpados. São Sóstenes aparece no Preâmbulo, que se divide em Endereço, e Saudação e Ações de Graças a Deus pelos dons Concedidos aos Coríntios: Paulo, chamado Apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e Sóstenes, irmão, à igreja de Deus, que está em Corinto", etc (I, Cor. 1).
São Lucas, contando o sucesso que vimos na passagem I, sem mais detalhes, deixou campo, livre às interpretações. Assim, segundo São João Crisóstomo (In Act. Hom., XXX, 2) São Sóstenes teria sido espancado porque se convertera ao cristianismo: mostrava, pois, a solidez da fé. Essa interpretação foi a adotada pelo martirológio romano.
(Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XX, p. 301-302)