Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


Beata Maria Romero de Meneses - Data: 07 de Julho 2019
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Maria Romero Meneses nasceu em Granada, Nicarágua, no dia 13 de Janeiro de 1902, em uma família muito rica, mas de grande sensibilidade para as necessidades dos mais pobres, a quem socorria regularmente com generosidade.

Orientada pela família fez seus estudos artísticos e logo revelou seu talento para a música e pintura. Aos doze anos, no colégio das Filhas de Maria Auxiliadora, recém chegadas a sua cidade, começa a conhecer a vida de São João Bosco. Identificou-se imediatamenteBeata Maria Romero de Meneses.jpgcom a figura do grande apóstolo da juventude, em quem encontra como realização de seus ideais que vibravam em seu espírito, primeiro de maneira genérica e, cada vez mais claramente, com maior capacidade de entusiasmo.

Tornou-se filha de Maria Auxiliadora em 1923 e com o nome de sua Mãe e Rainha - como amava invocá-la - realiza uma incansável atividade apostólica, dando vida a grandiosas obras sociais, especialmente na Costa Rica, onde foi enviada em 1931.

Com viva sensibilidade evangélica e eclesial, conquista para sua missão apostólica as mais jovens alunas para que se tornem missionárias, nas aldeias dos arredores da capital, entre crianças abandonadas e famílias carentes.. Logo, também adultos, empresários endinheirados e renomados profissionais são conquistados por sua devoção mariana, que obtém grandes graças e se sentem portanto, comprometidos a colaborar efetivamente com as iniciativas assistenciais que Madre Maria Romero Meneses, sob a ação do Espírito Santo, vai projetando continuamente com a audácia da mais autêntica fé na Providência.

Madre Maria sonha que seus pobres encontrem novas soluções para situações de emergência: obtêm primeiro visitas médicas gratuitas, graças a ação voluntária de médicos especialistas e com a colaboração de complexos industriais organiza cursos de formação para jovens e mulheres que, na pobreza haviam encontrado mau conselheiro. Desta forma consegue dar vida, em pouco tempo, a um ambulatório múltiplo, com várias especialidades, para assegurar assistência médico-farmaceutica a muitas pessoas e famílias privadas dando toda garantia social. Ao mesmo tempo cria, instalações adequadas para a acolhida dos pacientes - e as vezes famílias inteiras - salas para catequeses e alfabetização nos momentos de espera, e até mesmo uma Capela e um gracioso jardim, com varanda e canários.

Em meio à sucessão de obras para organizar, e de uma peculiar atividade sua como conselheira espiritual (diariamente, horas e horas de intensos conversas privadas, as chamadas consultas) encontra espaço e momentos de ardentes elevações de espírito e de uma profunda vida mística, que é na realidade a fonte da força interior de onde seu apostolado brota e recebe extraordinária eficácia.

Seu ideal: amar profundamente a Jesus, "seu Rei" e difundir sua devoção junto a sua Divina Mãe. Sua intima alegria é a possibilidade de trazer a verdade do Evangelho para as crianças, os pobres, os sofredores, os marginalizados. A recompensa mais cobiçada por seus sacrifícios é de ver reflorescer a paz e a fé em uma vida "perdida".

Fazendo-se como o Apóstolo, "tudo para todos" e esquecendo-se de si para conquistar cada vez mais novos amigos para Jesus, Ele vem para o fim de seus dias. Esperava ali o descanso eterno com "seu Rei". Era 7 de Julho de 1977.

A fama de sua santidade estava expressa, através da dor geral de seus próximos e colaboradores, que deu prosseguimento a obra por ela fundada até os dias de hoje. (Fonte: www.vatican.va)

 
Comentários