Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


Nossa Senhora de Czestochowa - Data: 26 de Agosto 2019
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Nossa Senhora de Czestoshowska_2.............jpgA milagrosa imagem, foi colocada na Igreja da Assunção e dada aos cuidados dos monges. Desta pequena igreja, foi construído o Mosteiro, o Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa e o príncipe Ladislaus confiou a guarda aos Eremitas de São Paulo.

Ficando o quadro em Czestochowa, por vontade de Maria Santíssima, deram-lhe um novo título: Nossa Senhora de Czestochowa.

Em 1430, os hussitas saquearam o mosteiro e carregaram todos os tesouros de Jasna Gora em vagões. Mas, os cavalos que puxavam o vagão onde estava a pintura não se moviam. Os hussitas então jogaram a pintura fora do vagão, e os cavalos moveram-se. Um dos incursores cortou duas vezes com a espada a pintura no mordente direito de Maria, e quando foi golpear pela terceira vez caiu à terra agonizando até morrer. Ao verem o que ocorreu, os demais incursores fugiram com medo.

Apesar da destruição, o santuário foi em pouco tempo restaurado (conta-se que em 15 dias). Inúmeras foram as tentativas de reparar os dois cortes no mordente da Virgem Maria e no ferimento da garganta, mas estes reapareciam sempre. Acredita-se que por vontade de Maria as cicatrizes devem permanecer. Assim, o milagroso quadro não escapou da desecração e da mutilação, bem como de sensíveis alterações, tanto que é chamado de "Madonna Preta", pois a pintura original foi escurecida pelo resíduo acumulado das velas e pelas flamas do fogo no incêndio ocorrido.

O mosteiro, transformou-se em uma fortaleza e em um ponto de referência do nacionalismo polonês. Suportou o ataque do poderoso exército sueco, em 1655. No ano seguinte, o rei Casimiro proclamou Nossa Senhora de Czestochowa a Rainha da Polônia e o Santuário de Jasna Gora capital espiritual da Polônia. Em 1683, resistiu aos ataques dos Turts. Em 1920, os Boshevids foram dispersados através de uma aparição de Nossa Senhora de Czestochowa no rio Vistula. Durante os anos de divisão da Polônia (1772 - 1918), o Santuário de Jasna Gora transformou-se em um local de união para os povos poloneses. A sagrada pintura irradia como um farol de esperança durante os dolorosos anos de sofrimento e derrotas nacionais. Com a restauração da independência nacional em 1918, os peregrinos no Santuário polonês eram milhares em um culto constante e fervoroso. E quando a segunda guerra terminou, a nação devastada Nossa Senhora de Czestoshowska_1.............jpgpelo sofrimento da guerra encontrou força e coragem no Santuário.

O Papa São Pio X concedeu favores espirituais aos peregrinos que visitam o Santuário, enriquecendo-os com muitos privilégios. Anualmente afluem ao santuário nacional mais de um milhão de peregrinos.

Cópias do milagroso quadro espalharam-se por toda a cristandade, e em muitas igrejas de outros países ficaram expostas e foram veneradas.

O saudoso Papa João Paulo II, era da Polônia; visitou o Santuário em Jasna Gora e orou junto ao milagroso quadro de Nossa Senhora de Czestochowa durante sua histórica visita em 1979, meses depois de sua eleição à cadeira de Pedro, e em visita no ano de 1983 e em outra no ano de 1991.

Oremos à Virgem Mãe de Deus, Nossa Senhora de Czestochowa, que rogue por nós junto ao seu Filho. Que nossa fé seja rica e amadurecida, a fim de podermos irradiá-la e testemunhá-la; uma fé viva que se expressa na vida e no cotidiano; uma fé criativa, capaz de transformar a nós mesmos e ao mundo em que vivemos. Que seja completa com o amor e a torne sensível aos sinais dos tempos e às necessidades dos irmãos.

Imploremos à Mãe do Filho de Deus e nossa Mãe, que nos conceda a graça da fidelidade a Deus, à Cruz, ao Evangelho e à Igreja. Confiamo-nos à sua proteção, a fim de podermos conservar por todos os séculos o tesouro da santa fé.

 
Comentários