Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


Santo Eusébio de Vercelli, bispo - Data: 01 de Agosto 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

A santidade se compraz na verdade

Um bispo que não pactuou com o mal, mesmo lhe sendo prometidas riquezas e estabilidade: este foi Santo Eusébio de Vercelli, que nasceu em 283, segundo as fontes mais confiáveis. Foi um ardoroso admirador de Santo Atanásio por saber ser ele ortodoxo em sua defesa contra o Arianismo.

tiara para o bispo, como Santo Eusébio usava

Vida antes do Concílio

Santo Eusébio não foi direto um homem de Deus. Antes de chegar a Roma, ansiava por conquistar bens materiais, indo à Capital para ser favorecido pela política. Ali, o santo é tocado por uma especial graça de Deus abandonando seu cargo e se transferindo para uma comunidade religiosa, que o faz superior.

Em 340 vai a Vercelli e lá é unanimemente aclamado como bispo, tal é a fama de sua santidade e sabedoria. O papa o sagrou como ministro episcopal e deu-lhe sua bênção para governar a diocese com fervor e caridade.

Sua primeira obra foi unificar a vida monástica com a vida ministerial. Alguns sacerdotes e mesmos bispos viviam entregues a desordem mundana, e Santo Eusébio os colocou para cumprir algumas regras do cenobismo oriental, preceitos monásticos. Assim, entregues os ministros de Deus a uma disciplina mais rígida e sublime, o santo bispo de Vercelli ainda é aclamado cofundador com Santo Agostinho.

As coisas complicam quando o Santo Padre manda Eusébio à corte do imperador Constâncio para que este convocasse um concílio universal a fim de definir a doutrina e terminar as divisões dentro da Igreja. Mas sabendo que o imperador romano era ariano, Eusébio não quis comparecer em sinal de respeito a seu amigo Santo Atanásio, que havia sido injustamente condenado por ir contra Constâncio em seus decretos arianos para a religião.

Concílio invalidado e exílio de Santo Eusébio

Porém, Constâncio tinha outros planos para o santo bispo de Vercelli: tendo proclamado o concílio mesmo sem o aval do papa, obrigou Eusébio a comparecer, e quando este negou assinar o tratado que condenava Santo Atanásio e favorecia a doutrina ariana, foi exilado com grilhões para o oriente, onde ficou sob a supervisão de um mal bispo.

Santo Eusébio foi maltratado pelo bispo ariano de Tebaida, chamado Patrófilo, e por seis anos viveu preso sob esta autoridade religiosa. Neste período, a doutrina ariana conquistava mais almas, sempre afirmando que Jesus não era Deus, mas um homem excelente e virtuoso apenas.

O bispo de Vercelli sabia que a heresia teria nefastas consequências se expandida. De fato, se Cristo não é Deus, do que valeu seu sacrifício por nós? E se não estamos remidos pelo Sangue de Jesus, ainda somos culpados e não poderemos ir ao Céu. Portanto, do que valeria uma vida de virtudes se já estamos condenados?

Por isso, fiel observante das palavras de Pedro: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, Santo Eusébio se mantinha firme na fé e assíduo na oração.

Ordenador da Igreja oriental

Tendo sido solto por decreto pontifício, Eusébio não voltou direto a Europa: continuou por mais alguns anos dedicando-se a restabelecer a paz da verdadeira doutrina no oriente. Foi ter com Santo Atanásio em Alexandria para estabelecer uma boa base para a fé verdadeira, de acordo com o Evangelho e a mensagem de Cristo.

Com o patriarca Atanásio, então, Santo Eusébio conseguiu que o papa instaurasse um válido concílio para o ano de 362. Neste, a verdadeira doutrina foi determinada, tanto no relativo à divindade de Cristo, quanto sobre a Encarnação, onde havia muitas opiniões controversas.

Os bispos arianos receberam um tempo para se retratarem, e o bispo de Vercelli permaneceu um tempo dedicando-se a viajar para harmonizar os ânimos na Igreja. Reconciliou muitos bispos em suas dioceses através de um apostolado frutuoso e manso.

Volta para Vercelli o bispo Eusébio

Tendo então sucesso em pacificar um oriente controverso, Santo Eusébio volta à Vercelli como um dos principais expoentes da defesa da fé. Com Santo Hilário de Poitiers, pôs-se Eusébio a liderar a reconciliação agora do ocidente.

Estabeleceu a doutrina decretada no concílio como absoluta no ensinamento dos padres e bispos, e bateu de frente com um poderoso patriarca ariano, o arcebispo de Milão, Auxientius. Conseguiu que este fosse deposto e assegurou, no meio eclesiástico, que a ortodoxia ganhasse o devido respeito.

Santo Eusébio faleceu no início de agosto de 371. Por ter sofrido o exílio e cruel trato em sua prisão no oriente, o bispo de Vercelli recebe o culto dos mártires.

Cf. institutojacksondefigueiredo.org/enciclopedia-catolica/santo-eusebio-de-vercelli

 
Comentários