Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


São Cutiberto, Bispo de Lindisfarne, Inglaterra - Data: 20 de Março 2017
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Natural da vizinhança do mosteiro de Mailros, na ilha de Lindisfarne. Desde a juventude, foi privilegiado com graças especiais que o atraíram para Deus.

sao cutiberto_1.......................jpgUma noite em que guardava um rebanho, viu, quando rezava, subir ao céu a alma de santo Aidão, cuja morte soube pela manhã do dia seguinte. Sentiu-se de tal modo tocado com essa visão, que se tornou monge na abadia de Mailros, na região dos Merciões, mas habitada por irlandeses.

Foi um dos monges enviados para fundar a abadia de Tipom. Quando esta foi dada a São Wilfredo, retirou-se com os outros do rito irlandês e retornou a Mailros, onde foi prior algum tempo depois. Saía algumas vezes para ir aos lugares afastados, ou inacessíveis, instruir os camponeses, que todos os outros eclesiásticos descuravam, por causa da pobreza e da pouca formação que possuíam. E algumas vezes ficava com eles durante três semanas ou um mês, e batizava os que ainda não eram cristãos. Fazia grande número de milagres.

Seu abade o enviou novamente ao mosteiro de Lindisfarne. Lá encontrou montes, desregrados, os quais reconduziu ao bom caminho, pela doçura e pela paciência. Derramava abundantes lágrimas quando celebrava a missa e quando ouvia as confissões dos pecadores.

Após ter sido, durante doze anos, prior em Lindisfarne, retirou-se para a ilha de Farne, para lá viver em solidão. Vivia do trabalho das próprias mãos e negligenciava de tal modo o corpo, que não de descalçava durante vários anos, a não ser na quinta-feira santa para o lava pés. Fez ainda inúmeros milagres.

São Cutiberto passara vários anos nessa solidão quando São Teodoro reuniu um concílio em presença do rei Egfrido, no ano de 684, quando foi eleito inânimo bispo de Lindisfarne.

Enviaram-lhe vários mensageiros, sem conseguirem arrancá-lo do retiro. Foi necessário que o rei lá fosse em pessoa com São Trumwin, bispo dos pictos, e várias pessoas de consideração. Mesmo assim, tiveram dificuldades em convencê-lo.

Sua sagração foi adiada para o ano seguinte, e celebrada em York, na presença do rei, no dia de Páscoa, 26 de Março de 685. Sete bispos assistiram à cerimônia e à testa deles, São Teodoro. O novo bispo de Lindisfarne continuou guardando as observâncias monásticas, aplicando-se, todavia, com grande cuidado à instrução de seu povo.

Visitava toda a diocese, até as menores vilas, para dar conselhos salutares e impor as mãos aos novos batizados, para que eles recebessem a graça do Espírito Santo. Fez ainda muitos milagres durante seu episcopado, principalmente para a cura de doentes.

Morreu, porém, ao cabo de dois anos, em 687, no dia 20 de Março dia em que a igreja lhe honra a memória. A vida de São Cutiberto foi escrita por outro santo, o venerável Beda, que vivia nessa época e que tomou todas as precauções para não dizer senão coisas das quais não se possa duvidar.

(Livro Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume V, p. 168 à 170)

 

 

 
Comentários