Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Santo do Dia


Santo do Dia


São Lourenço, Diácono e Mártir - Data: 10 de Agosto 2019
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Diante do sofrimento, não esmoreceu

São Lourenço mártir, o santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesta ou Valência. Nasceu em 225 e morreu martirizado em 258, no dia 10 de agosto, em Roma. Está entre os diáconos do início da Igreja de Roma. Eram considerados os guardiões dos bens da Igreja e dispensadores de ajuda aos pobres. Devido a sua caridade e zelo pelos tesouros da Igreja, São Lourenço é considerado o padroeiro dos diáconos. O nome Lourenço é o mesmo que Laureamtenens, que significa Coroa feita de Louro, como os vencedores recebiam após suas vitórias. São Lourenço foi ajudante do Papa Sisto II e responsável por um centro dedicado aos pobres.São Lourenço mártir

Testemunho de fé de São Lourenço mártir

Em 257, os cristãos começaram a ser perseguidos e mortos por ordem do imperador Valeriano I. Em 258, o Papa Sisto II foi decapitado. Ao caminhar para o lugar da execução, São Lourenço caminhava junto ao Papa e dizia: "Aonde vais sem seu diácono, meu pai? Jamais ofereceste o sacrifício da Missa, sem que eu vos acolitasse (ajudasse)!" O Papa, comovido com essas palavras de dedicação filial, respondeu: "Não estou te abandonando, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte... Em três dias me seguirás".

Depois da morte do Papa, o imperador exigiu que a Igreja lhe entregasse todos os seus bens, dentro de três dias. Vencido o prazo, São Lourenço presentou os pobres que eram acudidos pela Igreja e disse ao imperador: Estes são os bens da Igreja. Valeriano, então, com muita raiva, ordenou que Lourenço fosse queimado vivo. O santo manteve a alegria no momento da execução, mostrando sua profunda fé na vida eterna, no encontro com Jesus Cristo. Por isso, no momento mais angustiante de sua vida – aos olhos do mundo – Lourenço, feliz, dizia aos soldados: agora podem me virar, este lado já está assado.

Uma multidão acompanhava o martírio de São Lourenço. E, no meio do povo, grande foi o número dos que se converteram a Jesus Cristo ao verem o testemunho do jovem. Lourenço mártir faleceu, mas seu exemplo frutificou. São Prudentius, contemporâneo do diácono, confirmou este fato quando escreveu que o exemplo de São Lourenço levou vários romanos à conversão.

Ele foi sepultado no cemitério de Siriaca, em Agro Verão, na Via Tiburtina, em Roma, onde mais tarde foi erigida uma basílica em sua honra. A basílica, por graça de Deus, que honra seus santos, foi construída por um outro imperador romano: Constantino.

 
Comentários