Santo do Dia


Santo do Dia


Símbolos da Páscoa na Santa Igreja - Data: 16 de Abril 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Como a suma festa da Santa Igreja, a Páscoa traz consigo todo um ambiente de alegria e felicidade, pois Cristo triunfou sobre todos os seus inimigos. Como diz São Paulo, sem a ressurreição nossa fé seria vã. Assim, é normal que traga consigo muitas referências. Vejamos, então, alguns dos símbolos da Páscoa.

O primeiros dos símbolos da Páscoa: o Círio

A grande vela levada a frente de todos no cortejo da cerimônia de Sábado Santo representa Cristo. É dela que vem a chama da vida, da fé e da esperança, pois Ele emerge da morte como seu dominador e conquistador.

No Círio Pascal vem alguns detalhes que vale a pena considerar: sempre vem anotado o ano da celebração, o que indica a contínua presença de Cristo em sua Igreja. Também vem uma linda grafia de um A e o O, que quer dizer Alfa e Ômega, a primeira e última letra do alfabeto grego, simbolizando a primazia e eternidade de Jesus.

Por último, é espetado em forma de cruz 5 grãos de incenso, que simbolizam a disponibilidade de Cristo ao ser oferecido e exalar, em sua total entrega, um precioso perfume, a nossa redenção.

O Cordeiro

O pequeno animal é também um símbolo pascal, e sua presença se encontra em muitas figuras e ilustrações da Santa Igreja. O cordeiro é muito mais dócil que seus parentes, e não se perturba diante de seu abatimento; antes, oferece ligeiramente o costado.

É uma forma de como a natureza representa o sacrifício de Jesus, e por isso é figura de Jesus, como quando suplicou no horto das oliveiras: “Pai, se puder, afasta de mim este cálice, mas que seja feita a sua vontade, e não a minha”.

A Colomba Pascal

A colomba é como se fosse um panetone, porém da Páscoa; é um pão saboroso e recheado de gotas de chocolate em formato de pomba, que simboliza, por excelência, a paz. A tradição de como esta surgiu é um tanto misteriosa e imprecisa, alguns relatos contando ter se originado como uma oferta de paz entre duas regiões da Itália, após uma terrível guerra.

Hoje, a Colomba Pascal é símbolo da paz que a Ressurreição de Cristo oferta aos que tem fé.

O Coelho

A tradição mais comum é sempre representar a páscoa com um coelho que corre por aí, distribuindo ovos de chocolate. Ele é símbolo da Páscoa por representar a fertilidade, pois o coelho tem de 4 a 8 ninhadas por ano, e com uma média de 10 filhotes por ninhada.

É um dos símbolos da Páscoa mais comum.

Os Ovos, o mais conhecido dos símbolos da Páscoa

Os ovos são a grande associação pascal, muito porque o comércio vê neles uma enorme fonte de lucro. O ovo simboliza o nascimento e a vida, e sempre foi costume da Santa Igreja, desde o século IV, dar uma atenção especial aos ovos pois Ela prescreve o jejum na sexta-feira. Assim, as páscoas mais antigas eram sempre comemoradas com omeletes e receitas afins.

Com as celebrações, começou a tornar-se costume presentear seus conhecidos com ovos para a Páscoa. Este costume evoluiu para os nobres europeus que pintavam as cascas dos ovos que dariam de presente, feito isso até hoje na Alemanha, para os lindos ovos de fabergé da Rússia, encomendados no século XVI pelo czar, decorados com pedras preciosos e feitos de ouro ou madrepérola.

Por último, já no século XVIII, teve-se a ideia de esvaziar os ovos e colocar chocolate dentro, como uma oferta digna de trazer mais alegria. Isto deu nos ovos inteiros de chocolate, e, até agora, não houve coisa melhor!

O símbolo que os ovos representam na páscoa trazem a conotação de uma nova vida, agora concedida por Cristo ressurreto que nos redimiu e nos tornou agradáveis a Deus.

 
Comentários