ber.jpgCidade do México (especial do EMF 2009 México, Gaudium Press) O Cardeal Tarcisio Bertone, secretário do estado vaticano e representante do Papa Bento XVI para o VI Encontro Mundial das Famílias reuniu-se em privado, com mais de 80 bispos da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM). No início da reunião o Mons. Carlos Aguiar Retes, presidente da CEM, fez um discurso de boas-vindas e falou, rapidamente, sobre algumas atividades relevantes deste Colégio Episcopal.


Posteriormente, o Cardeal Bertone cumprimentou os participantes e pronunciou um amistoso discurso, que foi enriquecido por muitos comentários. O primeiro deles foi o desejo do Papa Bento XVI em visitar o México, mas que, ainda que se encontre em boas condições de saúde, os médicos recomendaram uma maior moderação em suas viagens, já que visitas à África e a Ásia estão confirmadas em seu calendário.


Entretanto, explicou que o Papa, todos os dias, por recomendação dos médicos pratica exercícios enquanto reza o santo rosário nos jardins vaticanos e que sempre faz dois descansos durante sua caminhada - o primeiro, em frente à imagem da Santíssima Virgem de Guadalupe, quando lhe vem à mente a nação mexicana, pela qual eleva suas orações, e o segundo, em frente à imagem da Santíssima Virgem de Gênova, onde faz seus pedidos.


Ainda em seu discurso, o Cardeal Tarcisio Bertone destacou outros dois pontos importantes. Por primeiro, pregou que os laicos tenham uma participação mais efetiva em sua missão na igreja como evangelizadores dinâmicos. E por segundo, lamentou que vários políticos espalhados pelo mundo não ajam em coerência com sua dita fé católica.


Depois de seu discurso, que se estendeu por aproximadamente meia hora, o Cardeal Bertone abriu um espaço para que os bispos fizessem perguntas, de maneira aberta e com toda a liberdade, sobre qualquer assunto. Desta forma, realizaram-se rodadas de questionamentos, e cada uma delas englobou as perguntas de três bispos. A partir deste momento, para dar uma maior fluidez a sessão, o Cardeal passou a responder em italiano. Dentre os conceitos que abordou em suas respostas, figurou a recomendação aos Bispos, para que permaneçam sempre estreitamente ligados com seus fiéis e sacerdotes, por meio do acompanhamento pastoral e pessoal.


Cardeal Tarcisio Bertone
Saiba mais sobre a história e trajetória do secretário do estado do Vaticano


Tarcisio Bertone foi ordenado sacerdote em julho de 1.960. Teólogo formado pela Faculdade Teológica Salesiana de Roma, e doutor em Direito Canônico pela mesma entidade, o Cardeal ocupa hoje uma posição de importância fundamental e enorme responsabilidade no Vaticano, Secretario de Estado.
Em 1.991, foi nomeado Arcebispo de Vercelli, na região norte da Itália.
Em 1995 foi nomeado Secretario da Congregação para a Doutrina da Fe, donde o Card. Ratzinger era Prefeito.
Em 2002, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo de Genova, umas das dioceses mais importante da Itália.
No mesmo ano, recebeu o título de Cardeal, integrando-se ao Colégio Cardenalicio, e por consequência, ao Conselho que escolhe o sucessor de Pedro. Participando assim, do ultimo conclave que escolheu a Joseph Ratzinger, o atual Papa reinante, que, em reconhecimento aos bons serviços prestados a igreja e a sociedade o nomeou, já em 2.006, Secretário de Estado da Santa Sede, cargo que desempenha até hoje.


Dono de um carisma contagiante, o Cardeal Bertone é muito conhecido, tanto por seu extenso conhecimento doutrinal e teológico, quanto por suas declarações precisas e amenas, seu tratamento amável para com os jornalistas e sua predileção pela música clássica, pelo futebol e os esportes em geral.