view.jpeg
 

Bogotá (Sexta-feira, 30-09-2011, Gaudium Press) A Catedral Primaz da Colômbia, em Bogotá, deu início à formação de seu "Schola Cantorum", ou seja, do seu coro-escola de música sacra. O grupo musical será formado por cerca de 50 jovens entre idades de 8 e 18 anos. Os interessados já podem se inscrever através do site da catedral: www.catedraldebogota.org. 

A convocatória da Catedral explica que o objetivo principal do convite é a criação de um coro que seja ao mesmo tempo "uma escola de vozes puras e cristalinas a serviço da Catedral", acompanhando musicalmente as celebrações litúrgicas, especialmente nas solenidades do Advento, Natal, Quaresma, Páscoa e outras que tenham lugar durante o tempo litúrgico ordinário.

Nesse sentido, a "Schola Cantorum" deverá encarregar-se de oferecer formação musical aos jovens selecionados. Oferecerá também uma formação prática de música sacra desenvolvendo a técnica vocal, a gramática e a prática e interpretação coral, como, por exemplo, o canto gregoriano.

Uma equipe de especialistas em música sacra se encarregará de orientar e educar o coro, entre  estes especialistas estará o diretor da "Schola Cantorum", Alejandro Zuleta Jaramillo, que é licenciado em música, com ênfase em direção, pelo Conservatório de Música de Brooklyn, en Nova York, Estados Unidos, e especializado em Direção Coral pelo "Bowling Green State University", além de ser o fundador da Sociedade Coral Santa Cecilia.

Já a formação em canto gregoriano estará a cargo do Padre Francisco Alejando Tobón, que é diretor da Escola Gregoriana de Bogotá e membro  do Coro Gregoriano de Paris. 

Também acompanhará na formação do Coral da Catedral a mestra em música, com ênfase em direção de coral pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá, a Professora Bárbara de Martiis, que será a vice-diretora da "Schola Cantorum". 

A pianista com  especialidade em música de câmera e música barroca, Carmen Yepes, também fará parte do corpo de formadores do novo Coral.