Criciúma - Santa Catarina (Segunda-Feira, 08/09/2014, Gaudium Press) A Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, promoverá de 8 a 11 de setembro o seu retiro espiritual do Clero, reunindo padres e religiosos da região, na Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, na cidade de Criciúma.

dom Dadeus.jpg
Arcebispo Emérito de Porto Alegre,
Dom Dadeus Grings. 
O assessor convidado para conduzir o evento será o Arcebispo Emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. Além das reflexões, durante o retiro haverá momentos de oração mariana, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissão e Missas.

De acordo com o coordenador da Pastoral Presbiteral, Padre Onécimo Alberton, o retiro é uma continuidade na vida do sacerdote, convidado a vivenciar a espiritualidade no seu dia a dia.

Ele reforça que o padre é chamado a ser homem de Deus e, nessa missão confiada a ele pela Igreja, a ter essa intimidade com Deus, em comunhão com a Igreja, pois está a serviço dela. "Jesus também se retirava para entrar em intimidade com o Pai. Assim, no padre também está a pessoa de Jesus Cristo", completou.

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Criciúma, o retiro espiritual de formação permanente do clero é uma atividade anual no calendário da região catarinense. No ano passado, foi conduzido pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal Dom Cláudio Hummes.

Dom Dadeus Grings

Dom Dadeus Grings ingressou no Seminário Menor São José de Gravataí, em 1949. No ano de 1955, seguiu para Roma onde se formou em Filosofia, no ano de 1958; Teologia, em 1962, e Direito Canônico, em 1964, pela Universidade Gregoriana. Foi ordenado sacerdote no dia 23 de dezembro de 1961, em Roma, pelo Cardeal Antonio Samorè, para a Arquidiocese de Porto Alegre.

Foi ordenado Bispo no dia 15 de março de 1991, na Catedral de Porto Alegre, por Dom Tomás Vaquero, na época, Bispo Emérito de São João da Boa Vista. No dia 12 de abril de 2000, o Papa João Paulo II nomeou Dom Dadeus como Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese gaúcha, com direito a sucessão. Em 7 de fevereiro de 2001, o Pontífice acolheu o pedido de renúncia de Dom Altamiro Rossato, acontecendo assim, a passagem de Dom Grings para Arcebispo de Porto Alegre.

Em 2011, ao completar 75 anos e, conforme prevê o Código de Direito Canônico, Dom Dadeus Grings apresentou ao Vaticano a renúncia do cargo de arcebispo metropolitano. O prelado permaneceu por 12 anos à frente do governo pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre.

Na dinamização da Arquidiocese, destaca-se a formação dos Vicariatos (circunscrições eclesiásticas), que garantem melhor organização e ação pastoral mais eficiente nos 29 municípios que a compõe. O Prelado também é autor de vasta produção bibliográfica, somando 28 livros e 21 cartilhas, sendo a mais recente "As comunidades paroquiais - Cartilha da Nova Paróquia". (FB)