Belo Horizonte - Minas Gerais (Quarta-feira, 19-02-2014, Gaudium Press) O Santo Padre confirmou a permanência do Cardeal argentino Leonardo Sandri e do Secretário Monsenhor Cyril Vasil na direção dos dicastério da Congregação para as Igrejas Orientais.dom_walmor.jpg

Entre os novos membros, o Papa nomeou o Arcebispo de Belo Horizonte, Walmor Oliveira de Azevedo, e o Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin.

Além disso, o Cardeal Dom Kurt Koch permanece à frente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, bem como o Secretário Dom Brian Farrel.

Desde 2010, Dom Walmor é Ordinário para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de Ordinário do próprio rito.

A Congregação para as Igrejas Orientais está localizada em Roma e é composta por um prefeito cardeal, 27 cardeais, um arcebispo e quatro bispos nomeados pelo Papa. Além disso, são membros os Patriarcas e Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais e o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A Congregação possui a função de assegurar a unidade das Igrejas orientais católicas para incentivar o crescimento, a salvaguarda dos direitos e a integridade na Igreja Católica, do patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual, como os de várias tradições cristãs orientais, bem como ajudar os orientais a manterem vivas e desenvolverem as tradições mais genuínas da Igreja. (LMI)

Da redação, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte