Roma - Itália (Segunda-feira, 19-09-2016, Gaudium Press) O Padre Gabriele Amorth, exorcista da Diocese de Roma provavelmente o mais conhecido do mundo, faleceu na última sexta-feira, 16 de setembro, aos 91 anos de idade. O presbítero se encontrava hospitalizado por causa de complicações respiratórias e seu falecimento foi confirmado oficialmente pela Sociedade São Paulo que editou vários de seus livros.
![]() |
"Agora descansa de suas muitas batalhas com o demônio", declarou o teólogo espanhol e exorcista Padre José Antonio Fortea, que recebeu formação por parte do experimentado sacerdote, de quem se calcula em mais de 70 mil o número de exorcismos realizados em mais de 30 anos de ministério. "O Padre Amorth não era apenas mais um exorcista. Cumpriu um papel verdadeiramente designado por Deus: a de ser um farol para os outros exorcistas. Não apenas se converteu em mestre destes, mas também exerceu a função de ser a voz deste ministério".
Além da publicação de vários livros sobre a ação do maligno e as maneiras nas quais os fiéis podem proteger-se de sua influência, o Padre Amorth era frequentemente consultado por meios de comunicação nos temas relacionados ao seu ministério. "Sua voz forte e vigorosa, falou a milhões de pessoas sobre a ação do demônio", recordou o Padre Fortea. "Somente ele, uma só pessoa, conseguiu revitalizar o ministério em toda uma nação e depois sua influência alcançou a todas partes na Igreja. O meio para conquistar isto foi simplesmente contar o que havia visto".
O sacerdote recordou que o exorcista recebia com simplicidade aos sacerdotes, aos quais instruía com naturalidade sobre seu trabalho, e desempenhou seu ministério sem cessar apesar de sua avançada idade. O Padre Amorth se distinguiu também por sua franqueza e suas posições que alertavam sobre as consequências espirituais de temas controversos como o divórcio, o aborto, a eutanásia e a redefinição da família. Expressou em uma de suas últimas entrevistas sua preocupação pelo avanço do ateísmo e a idolatria da ciência e seu convencimento de que o Papa ainda devia realizar um Ato de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria como solicitou a Santíssima Virgem em Fátima, Portugal.
O Padre Gabriele Amorth fundou em 1990 a Associação Internacional de Exorcistas, a qual dirigiu até o ano 2000. Além disso, serviu em vários cargos no interior da Sociedade de São Paulo a qual pertencia, formando religiosos jovens, servindo como professor, diretor espiritual e inclusive jornalista. Dirigiu durante vários anos a publicação mensal 'Madre di Dio' e colaborava na revista 'Famiglia Cristiana'. (GPE/EPC)