Lahore - Paquistão (Terça-feira, 08/03/2016, Gaudium Press) - "Depois de treze anos de intenso trabalho, o Catecismo da Igreja Católica, inteiramente traduzido em urdu, foi aprovado pela Santa Sé, enviado à impressão e recém-publicado no Paquistão.
Estamos felizes que esta obra tenha sido completada no Ano do Jubileu. Será um texto útil para os cristãos e também para muçulmanos".
Estas foram palavras do Padre Robert Mc Culloch, para anunciar que a Igreja no Paquistão acaba de completar a obra de há muito desejada.
Padre Robert é atualmente Procurador geral da Sociedade de São Colombano mas, durante 34 anos foi missionário no Paquistão.
O urdu é uma língua indo-europeia, da família indo-ariana que se formou sob Influência persa, turca e árabe no sul da Ásia, durante a época do sultanato de Deli e do Império Mongol. (1200-1800).
Isoladamente, urdu é o 19º idioma mais falado do mundo como idioma nativo, sendo o idioma nacional do Paquistão.
"A primeira edição do Catecismo, aprovada pela Santa Sé e pela Conferência Episcopal do Paquistão, será agora distribuído a todas as dioceses e paróquias da nação, com um preço bastante acessível e será um instrumento muito útil para a catequese, em todos os níveis, para crianças, jovens e adultos."
Esforço e trabalho
O Catecismo da Igreja Católica na língua urdu é também fruto do esforço de Dom Sebastian Shaw, Arcebispo de Lahore e responsável pela Comissão para a Catequese da Conferência Episcopal do Paquistão, que apoiou e acompanhou a finalização e a publicação, ocorridas com a ajuda econômica de entidades como a Conferência Episcopal Italiana.
Pe. Robert Mc Culloch explicou para a Fides o esforço no campo das terminologias.
"Nenhum termo do Catecismo foi deixado em latim ou em outra língua. Houve, sim, um trabalho de criatividade: criamos novas palavras na língua urdu, como o significado do conceito de ‘trans-substanciação' ou outros conceitos próprios da fé católica".
O Arcebispo Shaw, feliz pela publicação, deseja "uma renovação da catequese, um empenho que toca e envolve sacerdotes, religiosos, missionários e leigos: isto será possível graças à nova edição do Catecismo da Igreja Católica em urdu".
"O Catecismo, conclui, é um instrumento que ajuda a crescer rumo à santidade e no Ano Jubilar é uma verdadeira obra de misericórdia para a comunidade católica no Paquistão". (JSG)