Curitiba - Paraná (Terça-feira, 07-08-2018, Gaudium Press) Comemorando 350 anos de edificação em 2018, a Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba é o templo mais antigo da cidade, fundado em 1668, 25 anos antes da própria oficialização da fundação de Curitiba - na época chamada Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Atualmente carregando o título de Catedral Basílica Menor, sendo ainda considerada patrimônio histórico, cultural e religioso de Curitiba, a primeira paróquia da capital paranaense teve seu Ano Jubilar proclamado em todo o território arquidiocesano pelo Arcebispo José Antônio Peruzzo.
"Em Curitiba, o culto a Nossa Senhora da Luz mescla-se à própria fundação do município", afirma Dom Peruzzo, em decreto.
O Ano Jubilar terá início em 8 de setembro, Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com Santa Missa na Catedral. Já o encerramento ocorrerá em 30 de setembro de 2019, aniversário de 125 anos da instalação da Diocese de Curitiba.
O intuito das festividades é marcar não somente os 350 anos de fundação do templo como também a passagem de mais um aniversário da inauguração da Igreja Catedral Basílica.
Contudo, o primeiro evento oficial será realizado antes, no dia 12 de agosto. Nesta data, a agência Filatélica dos Correios lançará, junto com a Catedral e a Arquidiocese, o Selo Postal do Ano Jubilar da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O lançamento será realizado durante missa celebrada por Dom Peruzzo, às 10h.
Vale ressaltar que, ainda em 2018, deve ser inaugurado na Catedral um jardim com a réplica da imagem da Padroeira. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Curitiba