Difícil é, num mundo marcado pelo laicismo, ter bem presente o autêntico significado do Santo Natal. Conheça aqui os símbolos natalinos que marcaram a história da cristandade.
Difícil é, num mundo marcado pelo laicismo, ter bem presente o autêntico significado do Santo Natal. Conheça aqui os símbolos natalinos que marcaram a história da cristandade.
Presépio
O primeiro presépio da história foi montado no ano de 1223 pelo grande São Francisco de Assis, com a autorização do papa. Assim o fez para explicar de forma mais simples o que era e qual o significado do nascimento de Jesus Cristo. Desde então se espalhou por todo o universo católico o costume de montar presépios por ocasião do Natal. Saiba mais
Missa do Galo
A Santa Missa de Natal, também conhecida como“Missa do Galo”, tradicionalmente celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro, foi instituída pelo Papa São Telesforo no ano 143. Desde o século IV, um hino latino cantado na cerimônia do Natal aponta o nascimento do Cristo no meio da noite. Aliás, neste Natal, não perca a oportunidade de colocar suas intenções para a Santa Missa Especial de Natal.
Deixe suas intenções para a Santa Missa Especial de Natal.
Seu nome aparecerá nos créditos ao final da transmissão ao vivo.
Intenções enviadas
Sus datos han sido recibidos con éxito.
Se ha producido un error durante el envío de datos.
Continue lendo ▼
Suas intenções foram enviadas a Santa Missa de Natal. Obrigado por fazer parte de nossa família!
Ajude-nos a formar novos sacerdotes com a quantia que seu coração sugerir.
De acordo com as tradições antigas, era um símbolo de amizade e boa sorte.
Com o tempo, a guirlanda foi adotada pelo cristianismo, como uma maneira de marcar a chegada do nascimento de Jesus. Seu formato circular representa a eternidade, bem como o ciclo da vida que se repete e não tem início nem fim.
Árvore de Natal
A tradição católica assimilou a árvore de Natal como uma nova árvore da vida, aquela do jardim do Éden, no Paraíso (Gn 2,9). É costume enfeitá-la com bolas coloridas, como se fossem frutos, e com outros adornos natalinos. Saiba mais
Sinos
O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus. Isso porque, além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunirem com vistas a um acontecimento. Nesse sentido, os sinos assinalam também a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, que veio salvar a humanidade de seus pecados.
Coroa do Advento
A coroa do Advento é uma espécie de guirlanda onde se coloca quatro velas, uma para cada semana antes do Natal.
Muito mais do que um bonito objeto de decoração, para os católicos a coroa do Advento é um anúncio do Natal. O seu formato simboliza eternidade e as suas folhas verdes, a esperança.
As velas natalinas têm o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.
Assim, velas acesas na noite de Natal revelam a presença de Cristo naquele ambiente, além do que representam a fé.
Estrela de Belém
A estrela de Natal foi aquela que indicou aos reis magos onde Jesus estava, pois queriam adorá-lo.
Seguindo a estrela os magos puderam encontrar o Menino, que tinha nascido em Belém, daí ela ser conhecida também como Estrela de Belém.
Além de ter sinalizado o caminho que levava ao Menino, a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade.
Reis Magos
Os Três Reis Magos foram os três personagens que visitaram o Menino Jesus quando ele nasceu. Chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar. Cada um deles ofereceu ao Menino ouro, incenso e mirra. Na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o incenso para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra, para um profeta, simbolicamente, representava também a imortalidade. Saiba mais
Papai Noel?
A figura moderna do Papai Noel surge a partir dos gestos de bondade do bispo São Nicolau.
Segundo a tradição, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia. Tornou-se muito conhecido por sua grande virtude, pelos numerosos milagres e pela confiança que o povo lhe depositava. Conheça mais sobre São Nicolau
Canção de Natal
No momento do nascimento do Salvador os Anjos entoaram um cântico sublime sobre a gruta de Belém: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2, 14). Posteriormente a Igreja adotou este cântico na liturgia da Santa Missa. O Glória ressalta a continuidade existente entre o nascimento e a morte de Cristo, entre o Natal e a Páscoa, aspectos inseparáveis do único e mesmo mistério de salvação”
Panetone
Poucas iguarias se identificaram tanto com uma festa quanto o panetone com o Natal. Uma bela lenda italiana conta-nos a origem desse pão tão simples e tão saboroso. Elaborado por um jovem de nome Toni, este pão doce torne-se mundialmente conhecido como o Pane Toni! (o Pão do Toni). Conheça a história completa
Ceia de Natal
Mais do que um jantar recheado de coisas apetitosas, a ceia representa a confraternização e união das famílias.
O costume de reunir os amigos e familiares à volta da mesa para comemorar o nascimento de Jesus vem da Europa, onde as pessoas abriam as portas das suas casas para receber viajantes e oferecer-lhes uma refeição na véspera de Natal.
WhatsApp Católico
Receba as mais lindas mensagens de Natal em seu whastapp. Participe!