Assim reunidos, eles O interrogavam:

— Senhor, é porventura agora que ides instaurar o Reino de Israel?

Respondeu-lhes Ele:

— Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo.

Dizendo isso elevou-Se [da terra] à vista deles e uma nuvem O ocultou aos seus olhos.

Enquanto O acompanhavam com seus olhares, vendo-O afastar-Se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:

— Homens da Galileia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que O vistes subir para o céu (At 1, 6-11).

Depois de prometer aos Apóstolos a vinda do Espírito Santo, Nosso Senhor Se elevou por seu próprio poder até o Céu Empíreo, onde foi recebido com pompas divinas pelo Pai Eterno e toda a corte celestial.

A Ele foi dado assento à direita do Altíssimo, de onde voltará, em toda a sua glória e majestade, para julgar os vivos e os mortos.

Por este mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de termos constantemente um ardente desejo de irmos para o Céu, com nossos corpos glorificados.

(Pausa para meditação)

Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Ó meu Jesus…

Graças do mistério da Ascensão, descei em nossas almas. Amém.