Temos inúmeras provas de ser o Brasil uma terra especialmente amada por Deus.

Território imenso, solo fértil, riquezas sem conta, variedade no mundo animal, qualidades humanas desconcertantes… nada faltou de recursos naturais a este país-continente.

Sobretudo, foi dada ao brasileiro uma fé profunda, regada desde o berço pela oração de numerosos Santos, o esforço de milhares de evangelizadores e o sangue de muitos mártires.

Porém, a predileção divina pela Terra de Santa Cruz mede-se pelos favores marianos aqui concedidos, entre os quais se destaca a misteriosa aurora da Virgem Aparecida. Sendo Ela a Padroeira desta nação, sua história não pode deixar de encerrar especiais simbolismos e talvez até conter paralelos com a vida deste povo.

Da origem da imagenzinha nada se sabe. Apenas que, chegada a hora marcada por Deus, foi encontrada milagrosamente, reconstituída, venerada e mais uma vez glorificada.

E cabe a pergunta: nisso não haverá também uma analogia com a História da Igreja?

Os incontáveis milagres até hoje operados em benefício dos que a Ela recorrem manifestam sua atuação junto às almas: um escravo rezou diante da imagem e foi libertado de seus grilhões; um homem ímpio pretendia invadir a igreja montado a cavalo, mas este ficou imobilizado nos degraus da entrada…

Não serão essas algumas mostras de como Maria atende as orações de seus ­filhos, liberta-os do mal e os protege de seus perseguidores?

O carinho que o bom brasileiro sempre devotou a Nossa Senhora, unido à benevolência com que Ela tem tratado este povo desde a sua origem, é sinal das grandes maravilhas reservadas para o futuro.

Nunca o Brasil foi capaz de tantas realizações quanto nos momentos em que seus filhos se mostraram autenticamente católicos. E àqueles que permanecerem tais, por certo, está reservada a alegria de ver seu país triunfar do mal.

Por outro lado, sendo a maior nação católica do mundo, não se concebe que ela não tenha um papel especialíssimo na implantação do Reino de Maria anunciado por Nossa Senhora em Fátima.

E a iniciativa desta predileção veio d’Ela pois, aparecendo no Rio Paraíba, a Senhora do universo e Mãe de Deus quis Se manifestar também como Mãe nossa, Mãe do Brasil, Mãe de cada coração brasileiro.

Isso posto, é curioso notar que as aparições marianas são, normalmente, ocasião para transmitir alguma mensagem celeste. Será Aparecida uma das raras exceções? Haverá uma mensagem perdida, ou ainda não transmitida? Ou o carinho de Maria por nós teria preparado uma nova maravilha, ainda por acontecer?

Enfim, o que Nossa Senhora anunciaria, hoje, ao se dirigir ao povo brasileiro?

As ovelhas conhecem a voz de seu pastor, e os brasileiros conhecem o verdadeiro timbre de Maria. Seu carinho por nós não diminuiu, e se manifesta sempre que abrimos nosso coração ao d’Ela.

Nossa salvação, nas águas turvas e turbulentas da modernidade agonizante, está sem dúvida em correspondermos a tanto carinho, retribuindo-o com crescente fidelidade, sinal característico do autêntico amor.