Esta imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres representa, de forma pungente e comovedora, um momento da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele está despojado de suas vestes e coberto de escárnios.
Coroado de espinhos e imerso em sofrimentos, é o “Ecce Homo”, o Homem-Deus aproximando-se do auge da dor. Talvez, neste instante, tenha acabado de receber uma bofetada de um dos verdugos.
Na foto, podemos maravilhar-nos com os aspectos sério, sereno e caridoso do Divino Redentor. Ele já sofreu muito e deu muito, mas denota em sua fisionomia – e mais ainda em seu olhar – um desejo ardente de dar e sofrer ainda mais, para redimir a humanidade. Não está revoltado. Pelo contrário, encontra-se calmo, carinhoso e misericordioso.
Quem não perceberá sua compaixão e sentirá a consolação e o ânimo que Nosso Senhor deseja inculcar com este olhar? Compaixão com a qual podemos sentir algo do amor de Deus descrito nas Escrituras:
“Deus amou tanto o mundo que deu-nos seu Filho Unigênito para que todos quantos n’Ele crerem não pereçam, mas tenham a vida eterna”.