Roma (Terça-feira, 05-05-2015, Gaudium Press) – O III Retiro Mundial de Sacerdotes será realizado de 10 a 14 de junho, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. O tema do encontro será “Chamados à santidade para a nova evangelização”.
O Papa Francisco participará do retiro fazendo uma das reflexões cujo tema será: “Transformados a partir do amor e pelo amor”.
Durante os dias de retiro, as reflexões deverão ser norteadas por cinco temas: ‘Congregados’, Transformados’, ‘Reconciliados’, ‘Fortalecidos’ e ‘Enviados… para a nova evangelização”. A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium deverá ser o fio condutor de toda a temática.
Pregadores e conferencistas
No primeiro dia a reflexão será apresentada pelo Pregador da Casa Pontifícia, Padre Raniero Cantalamessa.
O Presidente do Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz, Cardeal Peter Turkson, conduzirá no segundo dia a reflexão ‘Reconciliados com Deus’.
Na parte da tarde deste dia, Livio Tacchini, será o responsável pela reflexão: ‘O preço da reconciliação’. Ela deverá ser seguida de um momento de reconciliação dirigido pelo Padre Daniel Ange.
No dia 12 de junho, quando se comemora a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o brasileiro Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, falará sobre a palavra ‘transformados’, na reflexão intitulada ‘Deixa que o amor de Deus te transforme’.
Na tarde deste dia o pregador será o próprio Papa Francisco. O tema para sua reflexão será: ‘Transformados a partir do amor e pelo amor’.
O Pontífice terá um momento de diálogo com os sacerdotes e, em seguida, celebrará a Eucaristia com o envio missionário dos participantes.
No dia 13, o tema será ‘Fortalecidos’, novamente aos cuidados de Frei Raniero Cantalamessa, cuja reflexão se intitula “Fortalecidos para serem mais plenamente discípulos missionários”.
Após as palavras de Frei Cantalamessa, o Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, presidirá à celebração eucarística e na parte da tarde, Dom Joseph Malagrega vai falar sobre ‘Viver o sacerdócio no poder do Espírito Santo”.
A Missa de abertura do encontro será presidida pelo Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko e o enceramento, no dia 14, estará por conta do Cardeal Vigário da Diocese de Roma, Dom Agostino Vallini. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações www.catholicfraternity.net