Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catedral Metropolitana do México acolhe XII Encontro Mariano Juvenil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Segunda-feira, 15-06-2015, Gaudium Press) Com o lema “México sempre fiel a Cristo e a Virgem”, e como parte da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Catedral Metropolitana do México acolheu na última sexta-feira, 12 de junho, o XII Encontro Mariano Juvenil organizado por vários movimentos leigos com presença na Arquidiocese do México.Catedral Metropolitana do México acolhe XII Encontro Mariano Juvenil.jpg

O propósito desta iniciativa, que é realizada há mais de 10 anos, é o de celebrar a família e o dom da vida. Como o expõem os organizadores: “O objetivo é celebrar a vida e a família, e pronunciar-nos pela reconstrução da paz em nosso país, assim como frear a corrupção e violência que tanto nos lastima”.

Além disso, teve por objetivo fomentar a devoção à Santíssima Virgem de Guadalupe, fortalecer os valores cristãos, orientar sobre temas da atualidade conforme a doutrina do Magistério, e aproximar as pessoas da Igreja, especialmente os jovens, entre outros.

O encontro ocorreu entre as 17h e as 21h, e contou com duas conferências. A primeira delas foi ministrada por Carlos Monzón e levou por tema “São João Paulo II e sua mensagem aos jovens”; a segunda esteve a cargo de Raymundo Molina. Além das palestras, também se dedicou um espaço para os testemunhos, como o que deu Paulina Mendieta com o tema “O respeito à vida”.

A jornada foi concluída com uma Celebração Eucarística presidida por Dom Pedro Agustín Rivera, Capelão do Templo Expiatório a Cristo Rei.

O Encontro Mariano Juvenil nasceu no ano de 2002 por iniciativa de um grupo de leigos e sacerdotes inquietos por lograr a renovação da devoção a Jesus Cristo entre o maior número de pessoas, tudo por meio da Virgem Maria em sua invocação de Nossa Senhora de Guadalupe; e em resposta à crescente desintegração da unidade nacional e familiar que por então reinava.

No ano de 2003 se constitui uma equipe de trabalho, que teve a responsabilidade de desenvolver e incentivar o Primeiro Congresso Mariano que ocorreu durante o mês de maio deste ano. Desde então, ano após ano, o número de pessoas que participam deste evento vem aumentando. Destaca-se o encontro realizado no ano de 2006 quando por volta de 6 mil participantes se reuniram em torno de Jesus e Maria na Basílica de Guadalupe.

Participaram deste evento movimentos leigos como União de Vontades, Juntos pelo México, Apóstolos do Sagrado Coração, Maria Visão, Virgem Peregrina da Família, Evangelizadores de Tempo Completo, com o apoio da Comissão de Pastoral Juvenil da Arquidiocese do México.

“Convidamos a sociedade em geral neste XII Encontro Mariano, ‘México sempre fiel a Cristo e à Virgem’, para que unidos logremos restabelecer a paz que tanto faz falta em nosso país, em nossa família e em nossa pessoa. A entrada é livre”, disseram os organizadores. (GPE/EPC)

 
Comentários