Roma (Segunda-feira, 03-11-2014, Gaudium Press) – Presidida por Dom Alberto Taveira Correia, arcebispo metropolitano de Belém do Para e consultor para o Pontifício Conselho para os Leigos, foi celebrada em Roma, no último dia 30 de outubro, Missa festiva pelo Reconhecimento Pontifício definitivo obtido pela Comunidade Canção Nova.
A celebração eucarística deu-se no Instituto Madonna del Carmine, na abertura da 16ª Conferência Internacional da Fraternidade Católica, Ciampino – Roma.
Participaram do evento os fundadores da comunidade católica iniciada no Brasil, Monsenhor Jonas Abib e Luzia Santiago, além de outros dirigentes da Canção Nova.
Na Audiência Geral da última quarta-feira, os fundadores da Comunidade também estavam presentes na Praça São Pedro e puderam ouvir quando o Papa Francisco, falando aos peregrinos de língua portuguesa, saudou “os membros da Comunidade Canção Nova, em festa pelo reconhecimento eclesial”.
Quando uma organização obtém o “Reconhecimento Pontifício” quer dizer que seus os estatutos foram aprovados e reconhecidos pelo Vaticano. E assim, ela torna-se oficialmente, diante da Igreja, uma Comunidade missionária internacional, com cidadania e plenos direitos dentro da Igreja Católica.
Exatamente isso, foi o que aconteceu com a Comunidade Canção Nova e, por extensão, a todas os desmembramentos e ramificações nascidas de seu estatuto. (JSG)