Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 07-10-2016, Gaudium Press) Os jesuítas que se encontram reunidos em Roma para a 36.ª Congregação Geral da Companhia de Jesus cruzaram nesta sexta-feira a Porta Santa da Misericórdia da Basílica de São Pedro.
A Congregação Geral deve eleger o novo superior geral responsável pelos jesuítas em todo o mundo. São 215 eleitores que vieram de 62 países.
Faz parte do programa desta 36ª Congregação, a celebração de uma Eucaristia em São Pedro, com a participação de todos os eleitores e a presidência do mais velho sacerdote entre os presentes, o sacerdote filipino Bienvenido Nebres, de 76 anos.
36ª Congregação
Esta Congregação está reunida mais precisamente para eleger o novo Superior Geral da Companhia, contudo, outros temas pertinentes ao governo dos Jesuítas fazem parte das discussões, debates e preleções que já vêm acontecendo.
A eleição de um novo Geral decorre do fato de que superior geral, ainda exercendo suas funções, o sacerdote espanhol Adolfo Nicolás, de 80 anos, que foi “eleito vitaliciamente” em 2008, ter apresentado sua renúncia em 2014 e ela ter sido aceita agora, logo no início dos trabalhos da atual Congregação, na última segunda-feira.
Os Jesuítas são a ordem religiosa “mais numerosa” de sacerdotes e irmãos da Igreja Católica. Em 476 anos de história, desde a sua fundação por Santo Inácio de Loiola, em 1540, a Companhia de Jesus reuniu-se em Congregação Geral em 35 ocasiões. Esta que atualmente encontra-se em desenvolvimento é a 36ª das Congregações Gerais. (JSG)