Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santo Isidoro é a figura central do Festival de Música Antiga na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/09/2013
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

León – Espanha (Quarta-feira, 04-09-2013, Gaudium Press) Uma especial homenagem à Santo Isidoro está sendo feita durante o Festival de Música Antiga de León. O evento, que ocorre anualmente durante o mês de setembro, faz um especial tributo ao Santo, que foi Arcebispo de Sevilla por mais de três décadas (de 599 a 636).950_anos_san_isidoro.jpg

A comemoração ocorre por ocasião do 950º aniversário do translado dos restos mortais do Santo, de Sevilla à León. Uma homenagem que se desenvolverá em três concertos dentro da programação que o Festival de Música Antiga tem preparado para este ano.

Segundo informou a Diocese de León em um comunicado, nos concertos se interpretarão peças corais inéditas que foram dedicadas a Santo Isidoro e extraídas de arquivos musicais, um deles da Catedral de Sevilla.

O festival em honra ao Santo espanhol foi aberto oficialmente na última terça-feira, 3 de setembro, no Salão do Perdão da Real Colegiata com o concerto oferecido pelo Coral Gregoriano de Císter de Sandoval, que é composto por 32 cantores sob a direção de Antonio Martínez del Cano e Jesús Tascón López. Eles interpretaram peças gregorianas, e um repertório variado, entre eles o título “A Luz de Santo Isidoro através dos tempos”.

O segundo momento em homenagem ao santo será no dia 10 de setembro, às 19h, quando ocorrerá o recital do Coral Isidoriana. O Coral, desde sua fundação no ano 1962, esta ligado à Basílica de Santo Isidoro sendo seu coro titular. Com a obra “Onde o silêncio se faz ouvir”, o coral fará uma apresentação musical percorrendo a Basílica. Na ocasião também se estreiará o Hino ao Santo com textos do poeta A. Gamoneda.

O encerramento do Festival ocorrerá no dia 24 de setembro com a apresentação do Coro CantArte, o coral mais jovem de León, que interpretará peça inéditas dedicadas a Santo Isidoro, uma delas recuperada de um Processionário do Século XIV da Catedral de León.

O translado das relíquias de Santo Isidoro de Sevilha até León ocorreu em dezembro de 1603; um fato muito importante e significativo para a história de León, especialmente para a memória da Igreja local, como expressou Dom Julián López Martín, Bispo da Diocese de León em uma carta que dirigiu a seus fiéis por ocasião do 950º aniversário do Santo.

Esta igreja particular também comemora, durante o ano duas festividades importantes em torno de Santo Isidoro: uma no dia 15 de dezembro, a festa da Transladação de suas relíquias, e a outra no dia 26 de abril, a Solenidade de Santo Isidoro, Bispo e doutor da Igreja. (GPE/EPC)

 
Comentários