A Igreja comemora a festa de Santo Expedito, em 19 de abril. Ele foi um centurião romano, morto por ódio a fé, no século IV.
Redação (Domingo, 19-04-2020, Gaudium Press) Há muitas referências históricas sobre esse centurião romano que estava situado na Armênia, mais propriamente a cidade de Meliteneque se localizava às margens do rio Tohma – Touro.
Era, exatamente, nessa região que se encontrava acantonada a famosa Legião XII, conhecida como Fulminata, desde o anos 70. dc. Miletenque estava localizada numa planície fértil, especialmente, conhecida por seus ricos pomares.
Foi nesse cenário que Santo Expedito na perseguição deocleciana, em 303, foi decapitado em ódio a fé, juntamente com inúmeros de seus companheiros.
Quando decidiu-se a fazer-se um cristão, o demônio tomando a forma de um corvo gritava-lhe: Amanhã, Amanhã! Então, o santo mantando a ave que lhe importunava, com ímpeto disse: “Serei cristão, hoje mesmo!”
Incêndio em Notre Dame: causa ainda são misteriosas
Seu nome aparece no martirológio, na Itália no século XVIII. A devoção popular, que tantos milagres recebeu por sua intercessão, o chama do Santo das causas urgentes.
Não é verdade que esse mártir romano e sua ajuda é mais atual do que nunca? Vivemos dias difíceis por causa da pandemia do coronavírus. Em nossas casas, sem sacramentos ou missas, rezando pelo término de tempos tão difíceis.
Peçamos a Santo Expedito que urgentemente venha nosso socorro e leve para longe a peste desse Covid-19. E que possamos, o quanto antes, como fazíamos todos os anos em multidão encher suas capelas, igrejas e santuários, pelo mundo inteiro.
Santo Expedito um pensamento do Céu.
Ó Santo Expedito, que pela disposição da Divina Misericórdia fostes escolhido para nos obter pronto e eficaz auxílio na extrema necessidade, dignai-vos volver um olhar sobre os que vem implorar o Vosso socorro com plena confiança em vossa bondade.
Intercedei, grande Santo, por nós, protegei-nos junto ao Trono do Altíssimo e de Maria Santíssima, obtendo-me o necessário auxílio para conseguir minha eterna salvação e a graça especial (pedir a graça desejada) se Deus quiser conceder-me.
Eu reconheço que sou indigno de Seus favores pelas ofensas que tenho feito à Divina Majestade, mas agora choro e detesto-as e com todo meu coração, espero o perdão de Sua infinita misericórdia, pela intercessão de Maria e com o Vosso patrocínio. Que Assim Seja! (PJS)