Nasceu em 15 de janeiro de 1875 na cidade de Viarigi, Província de Asti, Itália.
No ano de 1887, no dia 1 de outubro, entrou para o Oratório Salesiano de Valdocco (Turim), e felizmente, conheceu São João Bosco, em seus últimos meses de vida, vindo a falecer em 31 de janeiro de 1888.
Foi ordenado salesiano e enviado para a Colômbia, tendo como atividade principal o leprosário de Agua de Dios. Como um sinal especial de seu amor pelos leprosos, ele fundou a Congregação das "Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria".
O Padre Luís Variara faleceu em Cúcuta em 1 de fevereiro de 1923, com apenas 49 anos. Enterrado em Cúcuta, seus restos mortais foram posteriormente transferidos para Agua de Dios, na capela da Casa Mãe do Instituto fundada por ele.
Família
De uma família profundamente cristã, fez dele a devoção de Luis à Virgem Maria crescer cada vez mais. O Padre Luigi Castano, em uma anotação, diz: "Era umas dessas casas “a la das antigas”, em que reina o temor a Deus, onde a Virgem Maria é Mãe e Rainha ..." (L. Castano, Un grande cuore ..., [Torino: Ed. SEI 1964] p.12).
As palavras do pai de Luís, quando ia ao oratório de Valdocco, confirmam a devoção a Nossa Senhora: "Seja bom, estude e recorra sempre a Virgem Maria, quiçá um dia você se torne sacerdote". A resposta de Luis era que ele não se sentia chamado ao sacerdócio, seu pai lhe disse: "Porte-se bem e reze a Virgem: ela proverá o que for melhor para você". Naquele momento, o pai confiou seu filho ao cuidado e proteção da Virgem, de uma maneira simples e confiante.
Na escola de Don Bosco
"Ninguém pode avaliar de perto o quanto o santuário espiritual de Maria Auxiliadora influenciou sua maturidade espiritual, com toda a sua história de graças e milagres, com o esplendor de suas cerimônias, o encantamento de suas apresentações musicais, nas quais participou ativamente, o ritmo contínuo de peregrinações, especialmente no mês de Maria ... Esse fervor de vida e devoção em torno do altar da Virgem trouxe à mente a inscrição que São João Bosco tinha visto em seus sonhos: "Esta é a minha casa: minha glória virá daqui. "Ele também, um dia, levaria em todo o mundo o nome e a glória da augusta Rainha que aparecia gloriosa entre os Apóstolos em um quadro de Lorenzone (atrás do altar principal do santuário)".
O Padre Castano nos fala sobre a grande devoção que Luís tinha a Maria Auxiliadora, uma devoção mariana que cresceu durante o tempo que esteve no oratório de Valdocco.
O tempo sucessivo que Luís passou no noviciado foi um tempo de conversão. Luis em seu diário, escrito em Valsálice, escreve: "Nunca vou descansar, nunca, nunca até que tenha alcançado um amor muito profundo em relação a minha Mãe, Maria Santíssima". Scavone disse que recebeu de Luís uma grande mensagem: "Se você quer amar verdadeiramente o Sagrado Coração, ama ternamente sua Mãe: não há outro caminho. Confiança em sua Maria, como uma criança que deposita total confiança a sua mãe.
Vocação missionária
Luís desejou de coração viver ao serviço dos leprosos na Colômbia, e seu desejo foi atendido pela Virgem: "Estava por começar o mês de Maria Auxiliadora, em 23 de abril, com outros companheiros, eu estava encarregado de preparar o altar da Virgem para o início do mês. Senti muito fortemente o desejo de ser missionário ... fiquei tão entusiasmado com as coisas sobre os missionários que partiram para a América, que, quando terminei de arrumar o altar, escrevi apressadamente em um pedaço de papel meu desejo de ir para a Colômbia e pedi esta graça a Virgem, colocando o papel ao lado do Coração da Virgem (entre a Virgem e a Criança) e preparei-me para esperar com grande fé e confiança: minha oração foi ouvida ". Pouco tempo depois, ele foi escolhido entre 188 companheiros para ir para a Colômbia, e nunca hesitei em afirmar: "Essa graça sempre atribuí a Maria Auxiliadora".
Início da sua missão
Em 29 de maio de 1894, partiu da Itália para a Colômbia, chegando no dia 6 de agosto do mesmo ano. O pai Unia e a Virgem viajaram com ele, já que havia uma imagem de Maria Auxiliadora, que foi colocada em um pedestal na Praça da Igreja Paroquial de Água de Deus. Durante a benção do monumento, em 8 de setembro, Lus cantou pela primeira vez em público a melodia popular: "Sei pura, sei pia, sei bella, Maria".
Muitos anos depois comentaria esse evento escrevendo: "Pensei então que, apesar desse êxito, não conseguiria continuar nesse caminho, tendo em conta as dificuldades para a música instrumental, não sabia quantas bênçãos a Mãe do céu ia derramar sobre mim! "
Assim concluiu sua preparação para a vida sacerdotal, por intercessão de Maria Auxiliadora, no Oratório de Valdocco. Em 24 de abril de 1898, se deu sua ordenação sacerdotal, em Bogotá.
Entre dificuldades e contrastes
Na sua vida, ele encontrou grandes dificuldades, como no ano de 1901, para construir a Casa "Don Miguel Unia", mas se entregou fielmente a Virgem: "Agora, mais do que nunca, tenho confiança no êxito deste trabalho, Maria Auxiliadora me ajudará". Eu tenho dinheiro apenas para pagar uma semana, depois ... Maria Auxiliadora de Cristãos pensará, porque o trabalho está em suas mãos". Nos momentos dolorosos, o padre Variara entregou sua devoção à Virgem, encontrando assim serenidade e confiança em Deus para continuar sua missão.
Nos grandes obstáculos encontrados na fundação da Congregação das Filhas dos Sagrados Corações, o Padre Variara atuou da mesma forma que das outras vezes, quando teve que se afastar da Água de Deus. Do mesmo modo, agiu quando soube que havia contraído lepra. "Alguns dias, confessou, o desespero me assalta, com pensamentos que eu me apresso a distanciar invocando a Virgem". E para suas filhas espirituais, distantes e afastadas de sua orientação paternal, ele escreve: "... Jesus será vossa força, e Maria Auxiliadora irá espalhar o seu manto sobre vós. "Não tenho ilusões", escreveu em outra ocasião, "deixo tudo nas mãos da Virgem". "Que sejam benditos mil vezes Jesus e Maria. Viva sempre em nossos corações".
Na Congregação fundada por ele
Na "Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus", fundada em 7 de maio de 1905, que em 1908 tomaria o nome de "Congregação das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria".
Na nova Congregação, o Padre Variara sabia como incutir o amor Virgem Auxiliadora, a São João Bosco e a família Salesiana. A Congregação já estava intimamente ligada à Família Salesiana, já que seu estilo de vida foi inspirado pelas Constituições, Regulamentos e manuais das Filhas de Maria Auxiliadora, a segunda Congregação fundada por São João Bosco.
O padre Lus Variara culminou sua grande peregrinação na terra consumida por uma doença, mas, ao mesmo tempo, com a grande convicção de ter percebido neste mundo a missão que o Senhor lhe confiou. Lemos em um testemunho que nos últimos dias de sua vida: "Ele sofreu muito, mas como santo, sem deixar de invocar Jesus e Maria".
Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 14 de abril de 2002.