Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 21-01-2014, Gaudium Press) O ano de 2014 será cheio de celebrações em Santiago de Compostela; e não é para menos, a Província Franciscana da cidade espanhola, juntamente com a Igreja local, comemora neste ano o 8º Centenário da Peregrinação de São Francisco de Assis a Santiago de Compostela.
As celebrações foram iniciadas no dia 17 de janeiro, com uma Celebração Eucarística na Igreja compostelana de São Francisco de Assis, que foi presidida pelo Cardeal Carlos Amigo Vallejo, e foi concelebrada por Julián Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela, além de Dom José Rodríguez Carballo, franciscano e Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.
“Para a Família Franciscana, estes 800 anos são também memória de tantos irmãos nossos que viveram seu ser cristão e carisma franciscano com valentia. A eles temos que agradecer as numerosas contribuições no âmbito cultural e científico (…) que, desde a simplicidade soube acionar o motor de uma história nova e reconciliada”, disse Frei José Antonio Castiñeira Chouza, responsável pela Província Franciscana de Santiago, em uma mensagem por ocasião dos 800 anos.
De acordo com Castiñeira Chouza, “para os franciscanos de hoje, o Centenário significa também um desafio: tornar possível na realidade de nossas vidas, onde nos movemos e atuamos, algumas formas de existência construídos a partir da liberdade evangélica; e testemunhar, como Francisco, que Deus se move e habita em nosso mundo”.
Por ocasião dos festejos, a Família Franciscana de Compostela também anunciou que durante este ano haverá diversas atividades para comemorar o acontecimento. Uma delas ocorrerá em março, quando o Convento Franciscano de Santiago realizará a jornada de “Portas Abertas”. Nesta ocasião os fiéis e os peregrinos poderão visitar o convento, suas dependências e conhecer de perto o trabalho que os franciscanos realizam ali.
Da mesma forma, aqueles que peregrinem a Santiago de Compostela seguindo os passos de São Francisco de Assis, receberão a “Cotolaya”, a “Compostela Franciscana”.
A cidade de Assis também se juntará à celebração. Entre as atividades previstas haverá uma exposição que ocorrerá entre os dias 22 de agosto e 20 de outubro de 2014 no Palácio Bonacquisti da cidade italiana. A mostra falará sobre a presença franciscana no caminho jacobino, seu legado espiritual e cultural.
Segundo a tradição, acredita-se que entre novembro de 1213 e a Semana Santa de 1215, São Francisco de Assis peregrinou a Santiago de Compostela. O santo partiu a pé da Itália, atravessou a França e chegou a Espanha. (GPE/EPC)