Em todas as épocas houve momentos catastróficos, momentos em que tudo parecia perdido e sem solução, mas, é exatamente nesses momentos que Deus age com mais vigor, suscitando homens escolhidos para mudar o curso da História. Assim aconteceu com Noé, na época do Dilúvio, assim aconteceu com Abraão, que acreditou na promessa de Deus e foi em busca da terra prometida; mais tarde com Moisés, que conduziu o povo judeu durante 40 anos, até a chegada à terra prometida. E tantos outros que marcaram a História, que mudaram o rumo dos acontecimentos, até que o próprio Deus Se fizesse homem e viesse habitar entre nós.
Em toda a História da Salvação é possível reconhecer essa didática peculiar de Deus, que surpreende o mundo levantando homens santos, profetas, guerreiros. Temos vários exemplos disso no Antigo Testamento e, no Novo Testamento, um homem muito especial, mais uma surpresa de Deus: São João Batista, a voz que clama no deserto, aquele que veio para preparar o caminho do Messias.
Na Santa Igreja Católica surgiram muitos homens preparados para os grandes acontecimentos, homens capazes de levar as pessoas a fazerem a vontade de Deus, sobretudo nos momentos mais caóticos, onde a Fé declina e o pecado e o mal parecem triunfar.
Estamos vivendo um desses momentos, onde o relativismo, a descrença e os erros se espalham pelos quatro cantos do planeta e parece que tudo está perdido; a Fé se torna enfraquecida, como a chama titubeante de uma vela, prestes a se apagar diante da menor rajada de vento. Devemos seguir a verdadeira doutrina da Igreja Católica, mas, o problema do mundo atual é que as pessoas já não têm a quem seguir, faltam líderes com integridade e capacidade de guiarem os outros no caminho do bem, sem abaixar a cabeça nem ceder ao relativismo e ao mal.
Felizmente, Deus interfere na História novamente, presenteando a Humanidade com um desses homens especiais, como São João, o primeiro catequista, que anunciou a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste momento crucial, um outro João nos é dado por Deus para anunciar a nova vinda do Messias e preparar as pessoas para o seu grande retorno, quando Ele irá restabelecer as coisas em seus devidos lugares e fazer brilhar entre nós a Jerusalém Celeste.
Os Arautos do Evangelho tiveram a graça de serem formados e catequizados por esse luminar e, por amor a Deus e à Humanidade, decidiram dividir com todos o privilégio de terem a mesma formação que tiveram. Com Mons. João Clá, os Arautos aprenderam que, quando se trata de fazer o bem, não se pode entregar os pontos, é preciso viver com a segurança de quem se apoia em Deus, e quem tem essa segurança não pode ter medo, não pode vacilar, por mais difíceis que as circunstâncias se apresentem. Os homens de fé precisam ter a ousadia de acreditar e seguir em frente sempre, empunhando a bandeira de glória de Nosso Senhor.
João é um presente de Deus para a Humanidade cansada e oprimida, é um homem com a firmeza da Fé e delicadeza de espírito, um homem que carrega na alma o ideal de restauração da Fé Católica; um homem que tem um profundo amor pela Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, sobre a qual as portas do Inferno não prevalecerão.
Os Arautos, formados por Mons. João Clá, preparados para enfrentar esse mundo de trevas, os acontecimentos difíceis que estão se sucedendo e os que ainda estão por vir, entenderam que o que podem fazer de melhor aos seus semelhantes é dividir a formação que receberam, levar a todos as palavras de vida eterna trazidas por esse João dos últimos tempos e, para isso, colocam ao seu dispor essa maravilha que é o Catecismo da Igreja Católica em aulas especialmente preparadas e ministradas por ele. Todas as suas dúvidas sobre doutrina e Fé serão dirimidas com as belíssimas e amorosas explanações apresentadas em cada uma dessas aulas.
Este curso não tem como objetivo uma exposição meramente abstrata e especulativa da Doutrina Católica, mas visa, sobretudo, mover os corações das mais diferentes pessoas a amarem as belezas nela contidas, a modelarem as suas vidas segundo os sapienciais princípios da Santa Igreja e se tornarem parte de uma plêiade de santos e de apóstolos cheios de zelo pela causa da Igreja, num mundo que se degenera e se degrada rapidamente, com o desvanecimento da Fé e a perda do senso moral.
Acreditem, nem tudo está perdido! E depende de cada um de nós propiciar a reconstrução do mundo que se prepara para receber pela segunda vez o seu Salvador. Este verdadeiro tesouro está sendo colocado em suas mãos. Que a Santíssima Virgem possa propiciar a cada participante deste curso uma via especial de conhecimento e de crescimento no amor à Santa Igreja Católica, Corpo Místico do nosso Divino Redentor.
* No final desta página, você pode abaixar o arquivo com o conteúdo programático deste curso.
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP
Nasceu a 15 de agosto de 1939, em São Paulo, Brasil. Formado em Filosofia, Teologia, Psicologia e Humanidades, é Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), de Roma, e em Teologia pela Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín.
Atento à voz do Espírito Santo, fundou três instituições de Direito Pontifício: a Associação Privada de Fiéis Arautos do Evangelho; a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli; e a Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum. É considerado pai espiritual de extensa família de almas constituída por fiéis que vivem de acordo com o seu carisma e o tomam como modelo, guia, pastor e insigne mestre.