Além da festa da Apresentação do Senhor, o dia 2 de fevereiro reúne várias comemorações marianas.
Uma delas, bem pouco conhecida até mesmo nos meios católicos, invoca Maria sob o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Muito popular em Quito, Equador, essa devoção se desenvolveu a partir de vários fatos sobrenaturais acontecidos naquela cidade, em fins do século XVI, numa comunidade de religiosas concepcionistas.
Os numerosos favores concedidos ao povo por meio dessa invocação fazem com que até hoje sua imagem seja objeto de especial veneração.
Isso nos leva a perguntar: o que significa, propriamente, reverenciar a Mãe de Deus enquanto Senhora do Bom Sucesso? Sem dúvida, que Ela traz, a tudo e a todos, o bom sucesso. Ora, o que vem a ser um “bom sucesso”?
Diz-se que um empreendimento teve bom sucesso quando tudo quanto se propunha, a princípio, como projeto foi felizmente realizado, mesmo se durante sua execução houve dificuldades e até ameaças de fracasso.
Desse modo, o capitão de um navio que transporta valiosa carga obterá um bom sucesso em seu trabalho se ele – apesar de enfrentar ventos e tempestades, perder-se e quase naufragar – chegar ao porto desejado com a carga intacta.
Compreende-se, pois, que Maria Santíssima seja verdadeiramente o Bom Sucesso, e isso a mais de um título.
Com efeito, Ela pode ser assim considerada enquanto feliz termo de nossa caminhada nesta terra: quem, após o término desta vida, se encontrar em seus braços terá a certeza de haver chegado a bom porto.
Contudo, não contente em ser a meta a atingir, ou o sinal claro de a termos atingido, Ela é também um meio – e meio importantíssimo, fundamental, indispensável – para alcançar o êxito.
Em primeiro lugar, esse êxito diz respeito à realização dos próprios desígnios divinos. “Aquele que te criou sem ti não te salvará sem ti”, ensina Santo Agostinho. Ora, se tal é a responsabilidade de cada um, quão mais importante se apresenta o papel d’Aquela a quem o Redentor escolheu como Mãe!
Com efeito, afirma São Luís Maria Grignion de Montfort que o Pai tudo criou em Jesus, mas tudo governa em Maria. Portanto, a ação de Deus passa por Ela, os seus mais altos planos se cumprem por meio d’Ela, e é Ela quem Se encarrega de levá-los ao bom sucesso.
Maria é ainda a Virgem do Bom Sucesso para cada homem, cada mulher. Protegendo-nos, amparando-nos e rezando ao Senhor por nós, Ela constitui a maior garantia do nosso próprio bom sucesso, quer dizer, da salvação de nossa alma, desde que a Ela recorramos confiantes.
Assim, Nossa Senhora não é apenas um elemento do nosso êxito; Ela é a verdadeira condição para ele. Entende-se, pois, que essa imagem seja venerada sob a invocação completa de Rainha das Vitórias e Mãe do Bom Sucesso.