Voltar

A Liturgia dominical - Revista Arautos

Perdoar é coisa de gigante

O Evangelho de hoje, a ser lido em paralelo com o de São Mateus (cf. Mt 5, 38-48), nos convida a termos alma de gigante e a sermos magnânimos;1 a amarmos os inimigos e a fazermos o bem aos que nos odeiam, abençoando os que nos amaldiçoam e rezando pelos que nos …
Pe. François Bandet, EP - 01, Fevereiro 2025

Pelo Batismo, produzimos frutos divinos

Quando se faz um enxerto – de laranja em pé de limão, por exemplo –, cria-se uma ferida no limoeiro, insere-se um pequeno tecido de laranjeira no lugar e, em seguida, protege-se a ferida para cicatrizá-la ou evitar pragas e doenças na incisão. Feita a enxertia, o limoeiro está pronto …
Pe. Aumir Antônio Scomparin, EP - 01, Janeiro 2025

Uma profecia carregada de esperança

O episódio das Bodas de Caná põe em realce o poder intercessor de Nossa Senhora, Mãe de misericórdia capaz de socorrer com sua súplica infalível os atribulados esposos, faltos de um elemento indispensável para uma festa de casamento: o vinho. A Santíssima Virgem aparece nesta passagem associada de forma admirável …
Pe. Dartagnan Alves de Oliveira Souza, EP - 01, Janeiro 2025

“A Lei do Senhor Deus é perfeita”… e imutável

Alguns teólogos e filósofos não católicos – e até mesmo alguns que se dizem católicos – afirmam que Deus poderia ter concebido os Dez Mandamentos proibindo o que manda e mandando o que proíbe. Por exemplo, em vez de dizer “Não matarás”, Ele poderia ter ordenado “Matarás”, ou “Mentirás”, ou …
Pe. Leandro Cesar Ribeiro, EP - 01, Janeiro 2025

Maria tem algo de Jesus, e Jesus tem tudo de Maria

Quando um embrião está sendo formado no claustro materno, dá-se um misterioso fenômeno, chamado microquimerismo fetal, por meio do qual algumas células se desprendem do bebê e se instalam no corpo da mãe. Trata-se da presença de células que são geneticamente diferentes em um organismo – neste caso, o da …
Pe. Alex Barbosa de Brito, EP - 01, Janeiro 2025

Onde encontrar a estrela de Belém?

Nesta Solenidade da Epifania, os Santos Reis Magos fulguram diante de nossos olhos com especial brilho. A piedosa aventura desses homens idealistas, corajosos e estuantes de fé é uma verdadeira parábola da trajetória de todo batizado. Com efeito, eles esperavam com ardor algum grande acontecimento que desse sentido às suas …
Pe. Carlos Javier Werner Benjumea, EP - 01, Janeiro 2025

A humanidade fracassou porque trabalhou sem Deus

O mundo, com todas as suas instituições, parece estar dominado pelo mal – chamado de Revolução por Dr. Plinio Corrêa de Oliveira – e segue por caminhos sinuosos, “progredindo incessantemente para seu trágico fim”.1 Mas o bem, ou seja, a Contra-Revolução é invencível, pois conta com um dinamismo incalculável, “certamente superior …
Pe. Alex Barbosa de Brito, EP - 01, Fevereiro 2025

O olhar da fé e a via dolorosa

As obras de Deus são grandiosas e proclamam sua glória. Contudo, o homem medíocre não percebe atrás dessas maravilhas os dedos de artista do Senhor do Céu e da terra, que plasmaram todos os seres à imagem de sua sublime bondade. A criação vela um mistério que só o olhar …
Pe. Carlos Javier Werner Benjumea, EP - 01, Fevereiro 2025

Confiar em Deus ou confiar no homem?

A Liturgia deste domingo assemelha-se a uma espada de dois gumes. A primeira leitura, tirada do Livro do profeta Jeremias é de uma clareza cortante: “Maldito o homem que confia no homem” e “Bendito o homem que confia no Senhor”. Trata-se de uma maldição e uma bênção que nos acompanham …
Pe. Steven Frederick Schmieder, EP - 01, Fevereiro 2025

Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos