Roma (Segunda-feira, 16/05/2016, Gaudium Press) - O Diretor do Departamento de História da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana, Roberto Regoli, entende que o Pontificado de Bento XVI foi objeto de numerosas análises sobre questões específicas, mas não teve ainda uma análise histórica global.
Foi para preencher esta lacuna que ele escreveu um livro: "Além da crise da Igreja. O Pontificado de Bento XVI".
O livro será apresentado na sexta-feira, (20/05) na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde Ratzinger lecionou entre os anos 1972 e 1973.
Em uma nota, Roberto Regali afirma: "Acredito que a característica do livro seja a operação inédita de "historicizar", isto é, ler o pontificado no contexto eclesial e social do período, assim como sobre a mais ampla história do Papado contemporâneo. Inédita, embora não exaustiva, é a análise oferecida sobre a diplomacia pontifícia".
Minucias
O estudo, segundo informações a Radio Vaticano, dedica amplo espaço não somente à avaliação exterior do Pontificado ou a questões específicas dele, mas faz emergir as grandes problemáticas pertinentes à vida interna da Igreja.
A obra será apresentada às 18 horas na Aula Magna da universidade.
Após a saudação inicial do Decano da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, Padre Nuno da Silva Gonçalves SJ, nomeado próximo Reitor Magnífico da Universidade, deverão se pronunciar o Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein e o historiador Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio.
Introduz e modera o encontro Paolo Rodari, vaticanista do "La Reppublicca". (JSG)