Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11/05/2016, Gaudium Press) - Uma exposição de arte sacra bielo-russa será acolhida nos Museus Vaticanos. E a preparação está sendo feita para que o acolhimento seja de 19 de maio a 25 de julho.
A iniciativa nasceu de um encontro, em março de 2015, do secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, com as autoridades da República da Bielorussia.
Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos, espera a presença de autoridades bielo-russas no evento seja uma realidade.
Em entrevista, ele conta também que a Exposição mostrará aos visitantes imagens sacras, ícones de vários séculos e as obras mais representativas da tradição artística bielo-russa.
Para Paoluci, "As relações culturais com as nações do Leste europeu estão em primeiro lugar nos desejos e nos projetos da Santa Sé".
A ex-república soviética encontra-se na fronteira entre o mundo católico e o mundo ortodoxo e uma parte consistente de ícones e objetos litúrgicos antigos no país encontra-se hoje nos museus estatais, mesmo as igrejas das quais estes ícones e objetos foram retirados tenham sido reabertas há mais de vinte anos.
Esta será a primeira vez que obras de arte do Leste europeu serão expostas nos Museus Vaticanos.
"Estamos trabalhando por uma exposição de arte sacra russa, que será aberta, talvez, daqui a um ano. Mas neste 2016, a República de Belarus será a primeira", disse o diretor Antonio Paolucci. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)