Rio de Janeiro (Segunda-feira, 04-01-2016, Gaudium Press) A Trezena de São Sebastião abre as comemorações da tradicional Festa de São Sebastião no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 7 de janeiro. Ao longo dos próximos 13 dias, a Imagem missionária do Padroeiro arquidiocesano percorrerá a cidade anunciando a Fé e estimulando a devoção de milhares de fiéis que rendem graças ao Santo.
Através da temática deste ano, "São Sebastião, anunciador da misericórdia de Deus", a festa tem a intenção de preparar os católicos da Igreja do Rio para o Jubileu da Misericórdia.
De acordo com a Arquidiocese, a escolha dos locais que receberão as visitas da imagem missionária, bem como do Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta, acompanhado de sua comitiva, segue a motivação lançada pelo lema da festa e o tema da arquidiocese neste ano.
Sobre os diversos setores da sociedade e das "periferias existenciais", a comitiva visitará também algumas comunidades, mais especificamente as dedicadas a São Sebastião.
Sendo assim, as festividades começam pelas 10h, na Fortaleza de São João, na Urca, com a Celebração da Palavra e a oração do "Te Deum". Logo em seguida, haverá a oração do Ângelus no Pão de Açúcar.
A Trezena será aberta ao público às 19h, com Missa na Igreja dos Capuchinhos.
As comemorações ocorrerão com visitas a igrejas, assim como em hospitais, casas de assistência a idosos, obras sociais, escolas e órgãos públicos.
Além disso, outras atividades acontecem neste período, como a homenagem aos mortos portugueses, índios e franceses, na Praia do Flamengo, no dia 11 de janeiro, ás 15h; o almoço comunitário na região da Cracolândia, em 13 de janeiro; a visita à Penitenciária Talavera Bruce e Esmeraldino Bandeira, em Bangu, no dia 15 de janeiro; e uma Missa no Corporate Executive Office - CEO, na Barra da Tijuca, local onde será feita a Bênção à Cidade do Rio de Janeiro e aos Jogos Olímpicos de 2016, em 16 de janeiro, às 19h.
O encerramento da Trezena de São Sebastiao será no dia 19 de janeiro, às 12h, no Cristo Redentor, com assinatura do convênio com o Tribunal de Justiça para a mediação comunitária. Depois, ocorre a oração do Ângelus e entrevista coletiva com o Cardeal Orani Tempesta acerca da celebração e procissão em honra ao Padroeiro.
Até o momento, a agenda para o dia 20 de janeiro, dia da festa litúrgica, ainda não foi anunciada. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro