Além de uma leiga italiana conhecida por viver a dor e o sofrimento com fé serão reconhecidos como Beatos quatro sacerdotes, martirizados por comunistas na Espanha.
Cidade do Vaticano (01/10/2020, 10:45, Gaudium Press) A Congregação para as Causas dos Santos foi autorizada pelo Papa Francisco a promulgar os Decretos relativos a cinco novos Beatos e duas novas Veneráveis Servas de Deus.
Uma das novas Beatas é Gaetana Tolomeo, mais conhecida como Nuccia. Ela era uma leiga que viveu na Calábria tendo falecido na cidade de Catanzaro em 1977, aos 60 anos.
Nuccia viveu o mistério da dor com fé. Ainda muito jovem foi atingida por uma paralisia progressiva que a forçou a ficar imobilizada por toda sua existência. Por causa de sua doença sofria dores continuamente, mas ela conseguiu transformar seu sofrimento em oração.
Ela soube encontrar em Jesus a força para enfrentar suas dores e ainda incutir coragem e esperança a todos que a procuravam para ter dela um exemplo, uma oração, um consolo, um sorriso.
Dentro de suas dores, ela conseguia viver uma vida de oração fecunda e carregada de amor a Deus, esperança, confiança, conformidade e alegria.
Uma amostra disso é a oração que ela fez dirigida a Nosso Senhor Jesus Cristo:
“Que o teu poder de amor, Senhor, faça-me uma cantora da tua graça, transforme o meu lamento em alegria perene: um hino à vida, que vence a morte e é uma mensagem de esperança para muitas almas tristes ( …)
Obrigado Senhor, pelo dom da vida… Obrigado, Jesus, por ter transformado meu pranto em alegria… Obrigado por tudo, Pai bom e misericordioso!
Eu te louvo, eu te bendigo e te agradeço por cada gesto de amor recebido, mas acima de tudo por todas as privações sofridas. Quero agradecer-te de modo particular pelo dom da imobilidade que, para mim, foi uma verdadeira escola de abandono, de humildade, paciência e gratidão, e foi para os amigos do meu Getsêmani, exercício de caridade e de todas as outras virtudes. ”
Além de Gaetana Tolomeo, também serão beatificados os Servos de Deus Francisco Cástor Sojo López e 3 Companheiros, sacerdotes da Associação Secular dos Sacerdotes Operários Diocesanos, mortos por ódio à fé durante a guerra civil na Espanha, entre 1936 e 1938. O Decreto, de fato, reconhece o seu martírio.
O Papa Francisco promulgou também o reconhecimento das virtudes heroicas da Venerável Francisca de la Concepción Pascual Domenech, nascida em 13 de outubro de 1833 em Moncada, Espanha, e também ali falecida em 26 de abril de 1903. Francisca da la Concepción foi a fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada.
Ainda foi reconhecida como Venerável Serva de Deus a Irmã Maria Dolores Segarra Gestoso, fundadora das Irmãs Missionárias de Cristo Sacerdote. Ela nasceu em 15 de março de 1921 em Melilla, Espanha, e falecida em Granada em 1º de março de 1959. (JSG)